domingo, 30 de setembro de 2012

Água já não é nossa?

Quando penso que na passada Sexta Feira passou a moção a nossa água (link para consulta - http://psnassembleia.blogspot.pt/2012/09/mocao-nossa-agua.html), e que ao apresentarmos a ideia de um referendo, para a população decidir da legitimidade democrática, de uma decisão que irá mudar os destinos da gestão da água por pelo menos 30 anos, a tristeza de presenciar a dificuldade de alguns de lidar com a democracia.
Nunca utilizei o meu blog para desenvolver este assunto, pois a minha posição na assembleia aconselha alguma contenção verbal e escrita, mas o que se passa com este processo é grave de mais, e uma verdadeira fraude eleitoral se passou na noite de 28 de Setembro de 2012, nos Paços de Concelho da Nazaré.
A razão de tanto disparate vai ser ainda mais clara na próxima Quarta Feira, dia 3 de Outubro de 2012, o véu vai ser levantado e vamos ver como o rei vai nú.  
Estou triste porque fomos obrigados a sair da sala em forma de protesto, mas a luta vai continuar, assim os municipes percebam e se unam contra uma decisão no minimo assustadora.
E tal como referi nessa assembleia, um apelo ao executivo " Quando sair verifique se deixa este espaço como gostava de encontrar...Muito Obrigado"

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O jogo do Gato...e os Ratos

Na altura da Caça às Bruxas na Idade Média aconteceu uma verdadeira tentativa de eliminar os gatos, pois ficou-se com a ideia de que estes eram os transmissores da Peste Negra.
No entanto eram os ratos que transmitiam a doença, e essa perseguição só serviu para agravar o problema.
As decisões politicas actuais estão a fazer exactamente isso eliminar os gatos, como se fossem eles os causadores da crise, e infelizmente para nós, os ratos parecem proliferar, e a economia assim fica com muitas dificuldades de poder recuperar.
Mas estamos em tempos de mudança ao segundo, ferramentas como as redes sociais podem transmitir a cura, desde que as manifestações sejam de espontaniedade e coragem, e não sejam tal como o queijo numa ratoeira...demagogia feita à maneira. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Layoff Local

Layoff é das palavras mais tenebrosas para a vida dos trabalhadores portugueses, como quase tudo em Portugal que é temporário passa rapidamente a definitivo, é compreensivel o temor a esse mecanismo que até parece ter aspectos positivos, mas no meio de um turbilhão é mais uma forma de adiar o inevitável.
Quando nas autarquicas ouvimos falar em 13 mil empregos, bem mais que a população activa do nosso concelho da Nazaré, só por brincadeira isso poderia acontecer, e não somos definitivamente o Dubai, após 3 anos acreditam que tenha sido criado 1% desse nº, quando temos já por si uma espécie de Layoff todos os anos, entre o final de verão e o inicio do próximo, com uns dias de trabalho temporário na passagem de ano, carnaval e páscoa.
Num momento de grande dificuldade, um dos sectores que mais emprega a nivel local como é o caso da hotelaria e restauração é preciso mesmo muita coragem para atravessar estes tempos, todos os anos que passam ouvimos que mais alguns vão fechar, mas como vamos ter eleições em 2013 pode ser que o milagre da multiplicação dos pães possa desta vez chegar a sério ou não.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O senhor do bolo rei ataca de novo

Eis que aquele senhor do Algarve, que foi eleito para Presidente da República atacou de novo, os seus ex-ministros apareceram todos de seguida, cada um debitando umas frases que significavam o mesmo, o devorador de bolo rei não está a dormir e está a perder a paciência.
Veio um senhor com a mesma dificuldade em falar que o senhor professor, e disse que teria de haver alguém com cabelos brancos no Governo, será que o avô Cantigas está disponivel?
Veio uma senhora com a mesma simpatia do senhor professor, e disse que até ela que fez alguns filmes de terror fiscal, não conseguiria chegar a este extremo, será que vai haver mais sequelas?
Veio um menino pequenino dizer, que a culpa é do Sócrates, e também deve ser do Adão que comeu a maçã, ao mesmo tempo a pedir uma remodelação, será que o "rodas baixas" quer o lugar do "relvas altas" como foi sugerido pela estrela televisiva Rebelo de Sousa?
 
Há boa maneira do senhor do bolo rei assim se vai gerindo a politica nacional, desde que apareceu sem querer um dia num congresso, tudo o que ele faz é sem querer, ele e nós ainda queremos menos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Terapia de Casal

Depois de um ano de união de facto, eis que Coelho convida Portas para fazer terapia de casal, mas será que um casamento por conveniência precisa de utilizar esse método, ou não seria conveniente que o Scut Passos Coelho fosse eliminado pelo Patriota Paulo Portas, e já que estamos numa de eliminar que vão os dois explodir para longe, para evitar o mau cheiro.
 
No entanto eis o que divide Portas de Coelho:
- Portas quer Casa sem Jardim, para evitar o crescimento de Relvas;
- Portas quer mais um brinquedo para os seus ministros, isto de só ter 4 ou 5 ministérios é fraquinho;
- Portas quer que os meninos PP tenham lugar nos municipios PSD
 
E o que divide Coelho de Portas:
- Coelho quer que Portas emigre de vez, ele e metade da população portuguesa; 
- Coelho quer que Portas venha a Portugal quando vier cá a troika, pois seria noticia;
- Coelho foi avisado pelos municipios PSD que com Lei dos compromissos, meninos PP é que não 
 
O que divide ambos
- os ministros independentes, o Coelho quer guarda partilhada, o Portas nem sequer quer visitas
 
O PR como não tem dinheiro para as despesas, devia dizer aos meninos que se divorciem já porque o preço dos divórcios parece que vai aumentar entretanto, mas como anda a dormir não diz nada.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Co...Incidentes

A politica nacional por vezes espelha-se na politica local, a questão é que normalmente só o lado mau aparece à vista. Com o pontapé de saída, da época que se avizinha decisiva, qualquer semelhança com a realidade nacional é pura ficção, até porque:
 
- Não existe uma coligação no poder, PSD/CDS é uma coligação pós eleitoral, por cá não há disso;
 
- Não existe alguém que como Paulo Portas tenha votado a favor antes e agora seja contra, por mera estratégia politica;
 
- Não existem os credores, que aceitam ser os maus da fita desde que lhes paguem, mesmo que fora de tempo;
 
- Não existe a vontade de alienar os bens públicos, para disfarçar a sua incapacidade de cortar as regalias de alguns, muito poucos;
 
- Não existe um lider máximo, que neste momento parece ser o homem mais só do mundo, e fora de prazo de validade.  
 
Com mais um pouco de esforço, apareceriam mais algumas coisas que não se repetem na nossa praia à Beira Mar plantada, neste país à Beira Mar plantado. 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Se me perguntam...

É o novo concurso televisivo em Portugal, depois da estreia de uma novela na SIC, da estreia de um concurso novela na TVI, eis que começa uma novela concurso em qualquer Canal, o nome é "Se me perguntam", com o apresentador Paulo Portas.
Fiquei a saber que para a semana que agora começa, estão preparadas mais algumas perguntas, se me perguntam quais são, aqui vão:
- Se me perguntam, qual foi o país onde passei menos tempo no 1º ano de mandato?
- Eu soube, foi Portugal...
 
- Se me perguntam, se me lembro quem são os reformados e quem é o ministro da segurança social?
- Eu soube, mas como tive pouco tempo em Portugal não me lembro...
 
-Se me perguntam, se me lembro com quantos agricultores falei na campanha eleitoral, e quem é a Ministra da Agricultura?
- Essa é mais dificil ainda, mas prometo experimentar calçar as botas e colocar um chapéu na próxima feira que encontrar...
 
- Se me perguntam, se sei o caminho do Largo do Caldas para o parque Eduardo VII?
- Esse presidente da câmara de Lisboa está sempre a mudar o trânsito, mas sei onde é o Aeroporto...
 
- Se me perguntam, quantas câmaras vai ganhar o CDS nas próximas autárquicas?
- Sem o PSD, as mesmas que a Nova Democracia do Manuel Monteiro, por isso temos de comer e calar...
 
Como podem ver, vai ser um sucesso de audiências, pelo menos 1 milhão de portugueses manifestaram a vontade do programa continuar no ar.   

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Presente Ideal

É Ditado Popular a cada dia que passa mais verdadeiro, "casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão", mas se o 1º Ministro de Portugal disse que não iria deixar o país a pão e água, é que até isso vai acabar, e realmente depois de o estado retirar aquilo com que se compram os melões, será o passo seguinte alienar o mais público dos bens a água, deixarei esse assunto para outros posts, porque hoje é sexta feira e é preciso encontrar o presente ideal para oferecer ao coelhinho:
 
- a cadeira do Salazar
- um bilhete para a festa do Avante
- uma tonelada de ovos daqueles que não acertaram na Cristas
- um camião de sapatos(todos do mesmo pé) que acertaram no Bush
- a carta de demissão já escrita para entregar ao sr Anibal
 
Desculpem o entusiasmo o último presente era para nós, espero que ele não se importe.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mau Estado...Estado Bom

Para que queremos nós o estado?
Quando o estado a cada dia que passa se afasta das pessoas, será essa a pergunta que os portugueses devem estar a fazer.
As grandes fortunas são protegidas, os especuladores continuam a seu bel prazer a fazer de tudo para tudo ter, e a classe média que mexe com a economia do país vai desaparecendo a Passos de Coelho, os 0,001 % da população estão cada dia mais protegidos, uns fogem outros escondem-se, a maioria da população vive com cada vez menos cuidados de saúde, e com os cortes na área que nos coloca em patamares de igualdade como é o caso da educação, a desigualdade é o que se vê ao fundo do buraco em que nos enfiamos.
A resposta devia ser a contrária, investimento do estado para fazer crescer a economia, se as familias se retraem só pode passar por ai, austeridade só trás recessão, recessão só faz aumentar a divida, esse circulo vicioso só pode acabar com um novo circulo de estimulos económicos, com estes protagonistas é impossivel, pois para eles o estado só serve para cobrar impostos e manter mordomias.  

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Robin Hood precisa-se

Na senda dos remakes, irónico o da  novela Gabriela, apareceu um ano após implementação da Democracia, e agora regressa um ano após a revogação da mesma, porque acharmos que vivemos em democracia é sermos demasiado optimistas.
Eis que se prepara uma nova reposição, Robin Hood, Principe dos Ladrões, e se o antigo filme teve um casting muito forte, liderado por Kevin Costner, este remake ainda não encontrou alguém em Portugal, que fosse capaz de tirar aos ricos e devolver aos pobres, no entanto já há actores escolhidos, e por certo não terão dificuldade em entrar no papel, são eles:

- Xerife de Notthingham, o Coelho
- Guy of Gisborne, o Relvas
- Carrasco, Gaspar
- Bispo de Hereford, Álvaro Pereira
- Bruxa, Teixeira da Cruz
- Prince John, Portas (não aparecia no 1º que estava no Brasil)

- FreiTuck, Dom Januário
- Robin Hood, aceitam-se candidatos
- Lady Marian, entre a Rita Pereira e a Bárbara Guimarães
- João Pequeno, entre o Fernando Mendes e o Nicolau Breyner
- King Richard, quando chegar é o Dom Sebastião.
 
Tudo o que eu faço, não querias tu mais nada, Letra e Música Pedro Abrunhosa
 
Com este elenco o sucesso está garantido

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Época de Caça

A abertura da época de caça ao Coelho teve inicio na passada quarta-feira, dia 5, no entanto a anestesia geral aplicada aos portugueses, durou até às 19 e 15m de sexta-feira dia 7, e desde esse minuto fatidico, para a vida do herbivoro animal, começou a caça ao coelho, ao tiro de caçadeira, à paulada, ao grito, à manifestação, à greve e outras formas de capturar o dito cujo, está na hora de acabar com essa espécie, em Abril de 74 tentaram, mas com cravos só se deixam os coelhos a cheirar melhor.
No entanto aos caçadores pede-se rapidez e pontaria, porque além do coelho há outros animais igualmente perigosos que aparecem por todo lado, e já agora um corta relvas para eliminar as ervas daninhas. 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Viagem Ideal

É Sexta Feira e quando me falam em algo imposto, fico mal disposto. Mas parece que é uma das poucas coisas que se falam em Portugal, uma das outras é a divida. No entanto imaginem que vos calhava o Euromilhões e escolhiam uma viagem para as figuras mas horrendas do nosso país, deixo-vos exemplos de uma boa viagem só de Ida:
 
- Sibéria, pensão completa, com direito a trabalhos forçados, ou esforçados;
- Irão, com uma tatuagem da Estrela de David na testa
- Israel, com uma T-shirt do Bin Laden
- o Centro do próximo Furacão nos EUA, uma lufada de ar fresco
 
Se já pensaram nessas pessoas que gostariam de mandar viajar, mais vale esquecer, alguém se lembrou antes e mandou-as para cá por alguma razão 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ok..to...ber Fest

Para quem costuma dizer que estamos na cauda da Europa, eis a resposta, antecipação em Portugal da Oktoberfest, a célebre festa da cerveja da Baviera, em Munique começa a 22 de Setembro em Portugal já está em andamento.
E que andamento, como temos de dar valor aos pormenores, ao contrário do que o Ministro Relvas diz, por vezes são o sumo e o principal foco da questão. Dois acontecimentos saltam à vista, demonstrativos dessa Oktoberfest antecipada são eles:
- o banho (exterior) ao veterinário Jardim, a reacção na madeira é bem melhor que no Quebec
- o senhor que estava ligado à Heineken disse que o Coelho era o melhor 1º Ministro desde o Sá Carneiro.

No meio disto tudo lembro-me daquela frase, "só há duas pessoas sérias uma é o meu compadre, a outra o meu compadre que diga quem é"

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Jogo do Encolhe

Para quem se lembra de jogar ao "Pisa", deve lembrar-se que no jogo como na economia existia de tudo:
- aqueles que investiam para ganhar e ganhavam
- aqueles que investiam para ganhar e perdiam
- aqueles que não investiam e perdiam
- aqueles que não investiam e ganhavam
- aqueles que observavam e mandavam bitaites
- aqueles que observavam e não diziam nada
- aqueles que sem jogar queriam mandar no jogo
 
Neste momento fazendo uma transposição da economia para o jogo existem:
 
- aqueles que se encolhem
- aqueles que mandam todos encolher
- aqueles que com a barriga cheia mandam uns bitaites
- aqueles que com a barriga vazia não dizem nada
 
Se não sairmos deste jogo do encolha os de barriga vazia serão cada vez mais.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Perfurações Virtuais

Quando antes das últimas autárquicas, vimos algumas máquinas a fazer uns furos na marginal, diriamos que se procuraria petróleo, e para quem os mandou fazer foi como se realmente ele lá estivesse, se perguntassem aos municipes a maioria diria ai só se encontra água.
Por vezes basta especular que os projectos vão acontecer, infelizmente a cantiga do bandido continua a embalar a maioria, e no meio de um país mergulhado na crise, e de um povo deprimido, alguém que nos dá esperança é quem nos capta a atenção.
Como seria bom que Portugal fosse um país sem défice energético, mas se temos ondas e vento, porque continuamos a procurar petróleo, para o ministro da economia deve ser para diminuir uns pontinhos o desemprego temporariamente, evitando que faça as malas de volta ao Canadá.
Só há uma forma de combater a hegemonia do "ouro negro", é valorizar as alternativas.
Só há uma forma de combater a demagogia do "status quo" nazareno, pensem qual é e não façam o contrário. 
  

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

3 de Setembro não é só nome de Rua

Hoje é dia de Centenário do nosso Concelho, a transferência da Sede da Pederneira para a Praia da Nazaré, para alguns deveria ser o feriado a ser celebrado, para outros nem por isso, mas que esta data não é só nome de uma das Ruas da Zona Histórica, das casas cada menos branquinhas, mas inevitavelmente viradas para o mar.  
Parabéns ao nosso centenário Concelho da Nazaré.
Parabéns tambem ao Grupo Desportivo "Os Nazarenos" que faz 88 anos, uma das mais históricas e representativas colectividades da nossa terra.
Tive o prazer de servir o GDN, numa altura como esta em que a crise financeira trava os desejos de todos os que trabalham em prol da colectividade, é necessário um reforço na componente humana, nos valores que o grupo representa, é união e espirito de sacrificio que se pede cada dia mais.
Força Nazaré...Força Nazarenos...