quinta-feira, 31 de maio de 2012

Compromisso com o Centralismo

A Lei 8 de 2012, datada de 21 de Fevereiro deste ano, a chamada lei dos compromissos, Aprova as regras aplicáveis à assunção de compromissos e aos pagamentos em atraso das entidades públicas.
Quem é mais Papista que o Papa, ou Troikista que a Troika, tinha de se lembrar de uma destas, as autarquias locais, umas mais outras menos obviamente são responsáveis pela maioria do investimento público, e bastante importantes naquilo que se pretende de uma democracia representativa, imagine-se então que a troika que negociou com os governos, fazia o mesmo que o nosso governo perante as autarquias locais, e sem passar Cavaco a Cavaco nenhum, exigia défice zero para 2013, o que seria de Portugal, e onde mais se iria cortar, ou que mais impostos se iriam inventar.
O centralismo é o sistema vigente, e provavelmente irá pagar o justo pelo pecador, nem às autarquias equilibradas irá ser permitido o mínimo desvio, mesmo que esse desvio signifique um investimento estratégico, ou uma necessidade súbita. E agora será que os eleitos estão supostos a assumir do seu bolso essas decisões? 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Água e a Politica do Medo

A corda está a ser esticada há muito tempo, e normalmente rebenta no lado mais fraco.
Frases feitas ou não, parecem talhadas para o actual estado da vida politica portuguesa, os impostos sobem, taxas multiplicam-se, os serviços de saúde disponibilizados são cada vez menos e mais caros, aumenta o preço da energia, e somos ameaçados com o aumento dos preços da água, tudo para justificar a privatização desse bem essencial.
Na Nazaré pela falta de jeito e justificação, duvido muito que o processo de concessão seja uma realidade, no entanto o maior receio, que está nas noticias dos jornais, o aumento da água até 760%, as autarquias por pura incompetência de gestão, vão perder esta valência, mero aproveitamento pelas dividas acumuladas às empresas como as águas do oeste, e agora o que fazer, o presidente da câmara das Caldas da Rainha, disse tudo, ou quase tudo.


http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/agua-tvi24/1351641-4071.html

terça-feira, 29 de maio de 2012

O Império Contra Ataca

Não se trata um comentário à Guerra das Estrelas, e nem um desejo de ser congelado como o Han Solo nos próximos 20 anos, é esse o tempo que os municípios em dificuldade, ou seja, os municípios falidos, terão para liquidar a suposta ajuda financeira do nosso bondoso governo.
Com essa demonstração de boa vontade, do omnipresente ministro Relvas, os municípios comprometem-se a fazer umas coisas que não têm importância nenhuma, respeitar um mini memorando de exigências, nada de especial.
Aumentar os serviços, de água, saneamento e RSU, aumentar o IMI, e vender património, nada de especial, vamos então depois da onda de aumentos dos impostos sobre o trabalho, aumento nos impostos sobre as propriedades, e serviços municipais. Possibilitando ainda o engrandecimento da bolha imobiliária especulativa, pois o património dos municípios a vender não será para criar espaços verdes.
Pensem bem agora se não quereriam ser congelados como o Han Solo ou ver triturados os individuos responsáveis por tudo isto.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

(Di)Visão do Associativismo

O tema daria pano para mangas, mas como de alfaiate não tenho a arte e engenho, vamos como diz um serial killer da nossa língua, ao "cherne" da questão, as associações da Nazaré que futuro, passado um período de conveniência para uns, e de conivência de outros, é necessário uma nova era de paciência e irreverência.
Paciência pois, só com muita se consegue abraçar um projecto associativo, a última geração empreendedora nesse sentido foi a minha, e mesmo nela vejo um certo cansaço e desprendimento, posso falar por mim e por muitos amigos meus, a vida das associações prende e dá uma responsabilidade extra que nem sempre é fácil de encarar.
Irreverência é a palavra de ordem, as associações precisam de sangue novo, pessoas com visão, porque o tempo das divisões acabou, não existem recursos financeiros que obriguem a haver mais do que uma lista, e digo isto em relação a todas, por isso é preciso reinventar o associativismo na Nazaré, e na maioria dos casos umas horas por semana fazem a diferença para a geração que agora nasce.   

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rato Mickey faz anos

Há 83 anos nasceu o Rato Mickey, primeiro desenho animado falado.
Afinal 1929 ano da Grande Depressão nos EUA, que se espalhou pelo mundo, culminando na II Guerra Mundial, não foi de todo mau, dizer isto assim é estranho. Mas a imaginação é crescente em periodos difíceis, e algumas das melhores criações da história foram feitas em tempos conturbados.
Quando tudo parece fácil, e fazemos tudo com uma perna às costas, andamos ao pé coxinho e dificilmente ultrapassamos o mais pequeno dos obstáculos. Como no desporto é preciso encarar todos os dias como uma final. Podem os Portugueses perder uma, mas no outro dia há outra para jogar e ganhar. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Feira da Biodiversidade

Hoje a capital de distrito festeja o seu feriado municipal, com a Feira de Maio, em 5 anos que passei em Leiria esta era a semana mais chuvosa do ano.
Hoje fiquei a saber que se festeja também o dia Internacional da Biodiversidade, com a falta de chuva que nem as últimas semanas disfarçam, não haverá bons motivos para festejar, quando a minha terra precisa de ar puro continuam a pensar em fazer mais meia dúzia de caixotes.
O fenómeno da extinção das espécies é preocupante, outras espécies que giram à volta na sociedade portuguesa, e tal como os eucaliptos secam tudo à sua volta, tal como os abutres aguardam pelos cadáveres, por certo essas poderão no futuro ser extintas, que ninguém dará pela sua falta, se me faço entender.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Emigrar, Imigrar e Migrar

Tal como as aves o fazem em busca de alimento e para se proteger das condições climatéricas, os homens desde cedo começaram a fazer. Em busca de melhores condições e muitos casos à procura da sobrevivência familiar, é isso que faz na maioria dos casos uma pessoa, uma família mudar de vida, e sair da sua terra pequena e com limitações a nível económico.
A Nazaré está moribunda economicamente há muito tempo, e não se preparou para enfrentar uma crise sem precedentes, o turismo de massas é mais em quantidade do que em qualidade, e não duvidando da capacidade dos Nazarenos, aliás demonstrada ao longo de décadas, desde a América do Norte até a África, ou nos países ricos da Velha Europa, mas também pelos locais em Portugal, onde resolveram um dia estudar.
A emigração não é uma oportunidade, na maioria dos casos é uma necessidade, mas é natural que o veja assim quem só começou a trabalhar aos 40.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Uma Estrada Duas Vias

A estrada tem normalmente duas vias, pode trazer e pode levar, haverá aspectos menos bons nesta situação, mas quanto a mim os positivos superam os negativos, isto servirá para exemplificar os benefícios de por exemplo a nova estrada IC-9, nem todas as pessoas da Nazaré irão ganhar com ela, mas prevejo que seja boa para a própria animação da nossa terra.
Mas infelizmente por outro lado temos um beneficio de um lado e um prejuízo maior de outro, a Linha do Oeste, a nossa região precisava de uma linha férrea moderna, e caso a aposta fosse essa o grande investimento a fazer na nossa terra, não seria uma marina mas sim um porto comercial.
Mas como somos Portugal, as únicas estradas que temos com duas vias são mesmo as de betão, porque as estradas da comunicação estão há muito interrompidas, e sem os homens as conseguirem desbloquear, falando seriamente, continuaremos com vias por construir.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Big Brother

Super Espião português não é novidade, nos tempos do Big Brother da TVI já tínhamos visto a devassa da vida privada, claro que quem controlava a situação era a "alcoviteira" do nosso tempo a Tia Teresa, depois teríamos o ex-namorado da Bárbara como capacho, agora o capacho foi o Sr dos Clippings, e a Teresa foi o Super Ministro Relvas.
No entanto achamos tudo normal, e o Relvas sempre pode dizer que isto se trata de uma perseguição à sua pessoa, pois tem sido ele a dar a cara pelo braço de ferro entre os Autarcas e o Governo, fazendo frente a essa e outras corporações.
Mas não pode dizer, depois de tudo o que se passou na anterior legislatura, que critiquem o governo apenas por aquilo que faz ou não faz, isso seria real se não tivéssemos ouvido esta história antes, e como já escreveu Sousa Tavares nessa altura, acredito que como na altura da PIDE continuo sob escuta. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

Queremos o Euro Já...

Ontem um amigo dizia-me "os políticos estão desejosos que o Euro comece", é a maior das verdades em Portugal, um dos F's é claro o futebol, mexe com os comentários, enche fóruns de discussão, enquanto o agora seleccionador Paulo Bento for alvo das criticas, ninguém vai querer saber das salganhadas, isso mesmo salganhadas do super Ministro Relvas, quando a bola chegar à Relva , estarão os Relvinhas deste Portugal à beira mar plantado descansados.
Como seleccionador de bancada, ou neste caso expectador (como o Ricardo Carvalho), teria 2 ou 3 nomes distintos, sem falar do penteado, no entanto esta será a equipa que vai representar Portugal, e neste caso teremos mais condições em enfrentar a Alemanha que noutros campos, ou em relação a outros Euros 

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Previsões...

O assunto que é comum à grande maioria das conversas qual é?
Grande parte das pessoas diria o futebol, ou as novelas, o programa da manhã, a politica dirão alguns, muitos falarão da crise. 
Mais do que o português normal se achar, o melhor treinador para a sua equipa, o melhor presidente da câmara ou primeiro ministro, todos os portugueses se acham o Anthimio de Azevedo, simpático apresentador da meteorologia da RTP dos anos 80 (que eu me recorde).
Todos sabem que hoje chove, no outro dia faz sol, na verdade ninguém discute os assuntos que nos afligem, que nos unem, e que só poderão ser ultrapassados em conjunto, preferimos fugir e dizer que amanhã há uma vaga de calor do Norte de África, ou o anticiclone dos Açores vai trazer chuva intensa para os próximos dias.
Tempo é dinheiro e o tempo que perdemos com o tempo é muito tempo...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dividir para Reinar

Esta estratégia politica é tão antiga como a própria politica, Os Romanos usaram-na Napoleão também, qualquer tirano na nossa história a colocou em prática, um grupo alargado de pessoas com as mesmas ideias, que no futuro, possam em conjunto ter mais poder do que individualmente são utilizados sucessivamente como inimigos e aliados, no meio de ódios e intrigas, instigados por essa figura central que usa e abusa de todos, divide e conquista.
Mas isso não acontece actualmente em lado nenhum, nem há exemplos destas situações, não há mini-tiranos, numa família, numa associação, numa autarquia, num partido local, em nenhum país.
No entanto faz-me lembrar uma frase 
No creo en Brujas, pero que las Hay, las Hay

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Fórmula H

Chegou ao fim a era Sarkozy, UFA...o emplastro da Fräulein Merkel vai ter tempo agora para a Italiana Bruni, não estou a falar claro de um café curto, mas sim a sua coquete esposa.
A nova fórmula francesa é a H, François Hollande novo presidente, esperam as mães francesas, (só pode ter sido prenda para elas no dia de ontem), mudanças na forma de gerir os seus destinos, e dos restantes europeus, a austeridade só trás défice e desemprego, crescimento é o que se pretende.
No entanto algo de preocupante se passa em termos políticos, o crescimento da extrema direita Neo-Nazi, em França os habituais 10% passaram a quase 20%, e na Grécia passaram de um partido sem representação para o 3º mais votado com quase 15%, o desespero leva a medidas extremas, daí a importância desta eleição, e a Europa neste momento precisa que a H seja sinónimo de sucesso.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Cavalo de Troika...

Um ano após o chamado resgate financeiro, pelo nome resgate, pressupõe-se um rapto, e é mesmo disso que se trata, raptaram-nos  a soberania, e ou aceitamos todas as condições do raptor, ou a soberania nunca mais estará de volta.
Com as fronteiras mais antigas e estáveis da Europa, numa altura de Europa sem fronteiras, a História de nada nos vale, além de termos essa espécie de Big Brother a pairar, temos um governo entre a Teresa Guilherme e a Júlia Pinheiro, esmiuçador e ensurdecedor.
As piquenas (como diria a ex-lider do partido do governo) e médias empresas é que sofrem, e consequentemente os portugueses, pagam cada vez mais impostos com menos serviços, tal como em Tróia os Gregos encontraram no Cavalo de Madeira um estratagema para derrubar Tróia, talvez seja necessário que os portugueses descubram esse Cavalo de Troika. 

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Sucesso= Trabalho + União = Vitórias

Quantas vezes não ouvimos ou lemos, o único sitio onde sucesso está antes do trabalho é o Dicionário.
Serve esta frase para dar os parabéns a Portugal, que ontem demonstrou através de alguns dos seus melhores exemplos, ser capaz de estar entre os melhores, claro que estou a falar de Mourinho cidadão português, e seus fiéis escudeiros, numa equipa liderada em campo, pelo controverso capitão da selecção Cristiano Ronaldo.
Quantos países com 10 milhões podem dizer que tiveram 3 melhores do Mundo, e ainda mais, quem se pode orgulhar de ter o treinador mais titulado, em mais curto período de actividade, 12 anos 7 campeonatos nacionais, para não falar em outras taças não menos importantes.
Tudo isto nos deveria orgulhar, e nos motivar, por certo o PPC quando aconselhou aos portugueses a emigração não estaria a falar destes casos, mas a fuga de cérebros e também de pernas, pode deixar o país ainda mais pobre e deprimido , é isso que não podemos deixar.    

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Crise então (c)Rise e Cri(s)e

Crise é a palavra por estes dias mais ouvida, se consultarmos uma enciclopédia ou dicionário, estará referido que é uma palavra de origem grega, só podia ser mesmo, em vários fóruns de formação onde estive me disseram, se estamos em crise elimine o S e passará a crie, no entanto primeiro, retire o C e Rise, ou em português erga-se, sim só depois de o conseguir pode realmente criar.
Agora pergunto ao mais comum dos portugueses, quando é que não tivemos em crise?
Portugal está num jogo de Monopoly num universo Avatar, jogo esse Made in China, com o comando da Alemanha, em que deixou de ter controlo no imobiliário, perdeu os transportes, hipotecou e prepara-se para continuar a hipotecar a energia, as únicas casas a que está a salvo de pagar alguma coisa são aquelas em que os responsáveis de tudo deveriam estar, óbvio na cadeia, mas o que precisamos agora é no universo real criar, para voltarmos a jogo.