sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Emprego Ideal

É Sexta Feira, e como apregoa Boss AC alguém me arranja emprego bom já, bons já não devem haver muitos mas o ideal está ao alcance de ainda menos. Mas faço uma pequena lista de exemplos em Portugal.
- Chairman da EDP, como foi dito por ele (Dr Catroga) ninguém pergunta ao Ronaldo se ganha muito;
- Consultor do Governo, como o papão (Dr Borges) assusta e obriga a comer a sopa, depois vem o Passos e diz que não é bem assim, a sopa tambem está cara;
- Gestor de um Instituto Público, ganhando tanto como o Primeiro Ministro conseguem demonstrar a mesma competência, quem é bom é bom;
- Gestor de uma Empresa Pública, apesar dos governos detestarem concorrência, conseguem sempre colocar os seus comparsas a gastar o que não é deles.
 
Se estás numa destas situações então chegaste ao que querias, ao menos rouba mas não chateies ninguém, porque é Sexta-Feira e a gente não tem um tostão.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Brilho das Estrelas

Os jogos paralimpicos ou paraolimpicos, são um exemplo de que as adversidades são por vezes oportunidades, em todo o lado temos exemplos de perseverança, e estimulo para os outros na mesma condição, mas também um aviso para todos os outros.
Uma frase despertou a minha atenção, na cerimónia de abertura Stephen Hawking: «Olhem para as estrelas e não para os pés», este cientista que sofre de esclorose há muitos anos, agora apesar de estar quase paralisado totalmente mexeu com algumas mentes com essa frase, e que as pessoas possam ver ainda além das estrelas é o que se pede no futuro.
Um pequeno pormenor começaria por fazer a diferença, eliminação das barreiras arquitetónicas nos edificios públicos, ainda há muito caminho por fazer nesse aspecto.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Desempenhar com Empenho Vs Empenhar com o Desempenho

Para quem alguma vez teve funções públicas ou similares, não é de estranhar ter dito que prometia desempenhar com empenho as funções para que foi designado, ou uma frase idêntica, mas será o que a maioria tem feito nos últimos tempos?
A nossa lingua é muita traiçoeira, e realmente desempenhar Portugal é uma tarefa hercúlea, e o empenho tem apenas como objectivo, na maioria dos casos, o bem pessoal e não o bem comum.   
Leva-me então a constatar um facto, quando se diz desempenhar com empenho, deveriam muitos dizer, empenhar com o desempenho.
Na realidade é o que o desempenho de muitos tem feito é deixar as instituições a que (se) servem, bastante empenhadas.
If you know what I mean... 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Turista Ideal

Sexta Feira é o dia ideal, nesse sentido como os últimos cartuchos estão mesmo a ser queimados, para o que falta pretendemos todos ter por cá o Turista Ideal, que é o que preenche os requisitos que se seguem:
- Trazer o Garrafão de Vinho e a lancheira para a praia;
- Trazer o Chapéu de Sol e fazer questão de o abrir com muito vento e na zona das Barracas;
- Vestir camisa aos quadrados, calções de fazenda e chinelos com meias, e a sua esposa de bigode farfalhudo, vestido anos 50 e carrapito;
- Falar uma espécie de açoriano, entre o francês macarrónico e o português rebuscado;
- Usar milhares de fios e anéis
- Penteado do Justiceiro e se possivel com um carro tipo Kitt;
- Música no máximo no carro com o último sucesso da Familia Carreira, ou o Nel Monteiro

Bem se o encontrarem por ai, dou-vos um conselho esfolem-no, é o que lhe fazem por lá e ele nasceu para isso. 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Arre Arriaga

Manuel Arriaga foi o 1º Presidente da República Portuguesa Eleito, a homenagem para esses homens é a de lhes dar nome de rua, praça ou avenida, na Nazaré é a Praça Manuel Arriaga, mais conhecida pela presença dos sanitários públicos.
Nesta altura do ano não é o caso, se alguém conseguir lá passar sem se desviar de ninguém leva um rebuçado, o mais certo é acontecer o mesmo que a um senhor alemão quando vê o Luisão. Não será por ter muita gente mas por haver lá coisas a mais.
A decisão camarária (não muito barata pelo que ouvi dizer) passava por colocar por lá uma espécie de barracas concessionadas, supostamente para os artesãos puderem ter o seu espaço, e haver alguma interactividade, boa ideia ou não, será quando ? e será pacifico acabar com esta "rebaldaria" actual?
Outra coisa alguém se lembra para que servia o palco? Havendo algum espectáculo consegue chegar ao palco com facilidade? e os sanitários estão abertos a essa hora? 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bandeira Vermelha ou Cartão Vermelho

Respeito muito o mar, e tal como as estradas ele tem dois sentidos, ao trazer o peixe, energia, lazer, mas infelizmente leva vidas, daqueles que nele arriscam o sustento, e dos que brincam com esse monstro poderoso.
Na ordem do dia estão as vitimas da perigosa praia do Salgado, nem com toda a vigilância do mundo, e o trabalho dos corajosos nadadores salvadores e bombeiros, se podem evitar certas tragédias, mas que a aposta no mar deve ter correspondência por parte do estado na prevenção, quanto a mim deve ter.
E se os submarinos são necessários na patrulha da costa portuguesa, quanto não se faria com 1% do valor de 1 deles, no sentido de diminuir a malha, e de evitar mais vitimas.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cuidado com as "tepadas"...

A silly season está a acabar, esgotam-se os últimos cartuchos, esfolam-se ou não, os últimos "avecs" e afins, e o pontapé de saída das próximas eleições autárquicas deve estar prestes a ser dado, alguns aquecimentos, alguns esquecimentos e outros castigos e impedimentos, infligidos ou auto inflingidos, e daqui a uns meses veremos a confirmação do que os pormenores de verão saltam à vista dos  mais ou menos atentos.
E se já se utiliza a marginal da nossa terra, a mais acidentada de percurso dos arredores e não só, para alguns se fazerem notar, e para apaziguar as hostes menos propensas à paz podre, esperemos que sirva para que de uma vez por todas se olhe também para tudo o que está à volta cá por baixo, e nesse descer à terra as promessas sejam objectivas, práticas e concretizáveis, porque há buracos bem mais fundos a tapar.  

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Laranjada Perfumada não sabe a nada...

O poder, ou a ameaça de ter poder, muda as pessoas, esta é uma verdade que nada de novo trás ao pensamento dos portugueses, numa altura em que se descridibiliza a classe politica, por responsabilidade dos próprios politicos, em que se confundem as pessoas ao dizer que não existem diferenças entre esquerda e direita, era necessário que o populismo que cresce como uma erva daninha que derrete tudo à volta( principalmente o que era bom de crescer), tivesse pela frente um combate por parte dos democratas sejam eles de esquerda ou de direita.
O combate ao populismo começa pelos partidos do chamado centrão, deixarem de o ser, e assumirem a vocação para que foram criados, isto de não ser carne nem peixe, é próprio de uma sociedade em que o favor e o corporativismo são o exemplo, laranjada perfumada de rosa não sabe a nada, nem cheira nada bem.
E não é prometendo retomar os beneficios e previlégios ao sistema, que a nossa terra sairá do marasmo e da crise.   

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Há mais Ondas para apanhar

Quando chega ao Verão na nossa praia, tenho sempre a esperança de que a boa vontade de alguns apareça por fim, e as pessoas compreendam que há situações em que os recursos financeiros não são os mais importantes, e há que aproveitar os recursos já existentes possam eles ser melhorados de alguma maneira.
Temos o caso do apoio de praia na parte sul da praia, a chamada Onda, em todas as praias onde passei, e acreditem foram muitas nos últimos anos, as condições para a prática de desportos de praia são muito melhores que as nossas, mesmo assim no futebol e andebol de praia temos campeões, o que não fariamos com condições iguais?
E será que ainda acham, que após aprovação e aclamação de outras estruturas de praia igualmente importantes, esta poderá ferir a vista, nem tudo se faz com dinheiro, e para beneficio só de alguns, há coisas que precisam de ser vistas e muito à frente, ou nem por isso.   

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Força Sotão

Grande Abraço, a todos os amigos da A. C. D. "O Sotão"
Este fim de semana só pode ter enchido de orgulho a todos, desde os atletas , aos treinadores, aos familiares e amigos de todos, e aos dirigentes como eu, que abraçam esta causa, e principalmente aos Nazarenos.
Agora é tempo de responder com a velha máxima, o que não nos mata torna-nos mais fortes.
Se tivemos de lutar contra as melhores equipas e em 36 minutos de futebol apenas não batemos a equipa vencedora, devemos estar cientes de que somos definitivamente a melhor equipa nacional.
Praticamos o melhor futebol de praia, damos meças a qualquer equipa, e estando lá no topo trabalhamos para continuar por lá, e mais uma vez fomos mais do que irmãos dentro do campo, nenhuma equipa em tão pouco tempo consegue tanto, baseada no esforço e querer, não é altura de baixar a cabeça, uma coisa é certa o Sotão vai andar lá em cima sempre, porque grandes não são os campeões no "papel", grandes são os campeões na alma.

Força Sotão

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Intérprete Ideal

Primeira Sexta Feira de Agosto e tendo em atenção o que nos rodeia, e a chegada de uma onda de emigrantes, já que o Tsunami já passou, e nem chega a meia onda da Praia de Norte, no entanto seria bom servir o prato que eles gostam de comer, um festival popular (vulgo Pimba), azeite e vinho não iriam faltar, e um Interprete Ideal seria aquele que tivesse:

- O penteado (dele) do Tony Carreira
- O bigode do Quim Barreiros
- A voz do Toy
- As bailarinas do Emanuel
- As letras do Nel Monteiro
- A loucura do Billy Joe

Se não souberem quem é o Billy Joe, venham à Nazaré ele anda ai, com a guitarra à tiracolo.  

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

No Fundo do Fundo

Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais...

Um excerto de uma verdadeira música de intervenção, Podres Poderes, com Caetano Veloso como seu autor, por vezes as palavras podem ser amargas, mas o objectivo delas pode ser trazer alguma coisa doce, principalmente a quem mesmo podendo comer, não tem o que comer.
Essa falha da nossa sociedade , apesar dos esforços de algumas instituições e pessoas, é cada vez mais visivel, quem não conhece situações de abandono?
A maneira como se tratam os nossos velhos e as crianças pequenas bateu no fundo...mas não foi no fundo do coração de todos.  

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Temerário e de louco...

Em tudo quanto se empreende, há que atribuir dois terços à razão e o outro terço ao acaso. Se aumentardes a primeira fracção, sereis pusilânime. Aumentai a segunda, sereis temerário.
Napoleão disse estas palavras, pelo que se vê na Nazaré pusilânimes não são os seus lideres, mas não posso concordar com o Tirano, porque não são temerários são na realidade sérios casos de internamento, quem faz as coisas quase sempre ao acaso, esperando a sorte dos Deuses, apenas pode rezar para que o mês que hoje se inicia tenha 335 dias, e que o resto do ano se possam tirar férias em Setembro