terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Everest é psicológico

As alterações económicas na sua maioria dos casos são psicológicas, foi isto que a Senhora Merkel veio dizer aos Portugueses, e depois desta terapia de sofá, com a motivação que a Senhora transmitiu vamos ultrapassar a crise sem precisar de mais ajuda.
Tal como a economia, existe algo que se costuma dizer que é psicológico, o frio.
Vamos imaginar Portugal como um alpinista, e a crise como o Everest, agora não podemos nem ir à volta, nem furar a montanha, prometem-nos que depois de chegarmos ao topo, tudo vai melhorar.
No inicio da subida, as condições são simples sobe ao topo da montanha, que a troika irá distribuir o oxigénio necessário por tranches ou etapas, vamos lá que o frio é psicológico.
Agora entre a etapa 5 e a 6, a troika verifica, que é preciso deixar, alguma comida para trás e algumas roupas, pois o estado é muito pesado, e seguro que depois da etapa 6, tendo já vendido a maioria dos bens de valor, vamos vender a água, e alguns dos meios necessários para quando se chegar ao topo se descer com segurança.
Entretanto quando Portugal chegar ao topo, nú e cansado vai estar devidamente congelado, sem reacção, sem esperança de voltar, pois com a acumulação de juros do pagamento do oxigénio, é mesmo melhor pensar que não é este o caminho para ultrapassar esta montanha, porque depois teremos outra e outra e outras...   

Sem comentários:

Enviar um comentário