sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Réveillon Ideal

Quando são feitos estudos que dizem que os portugueses não vão sair de casa na passagem de ano, estudos que ajudam à politica actual de meter medo aos portugueses, obrigando a furar mais umas 10 ou 20 vezes o cinto já por demais apertado, levando-os a sobreviver ao invés de viver.
No entanto há boas maneiras de começar 2013, e se:
- O senhor Anibal ganhasse a lotaria, poderia pagar as suas despesas, reforçar a dose de bolo rei, e não ter problemas com o pagamento do IMI da sua propriedade no Algarve;
- O senhor Pedro se demitisse no facebook, iria ganhar muitos mais amigos, a mensagem iria ser partilhada por milhões e levava muitos likes;
- o senhor Paulinho das Feiras fosse viajar ao estrangeiro, poderiamos fechar as fronteiras de novo, portos e aeroportos e se mesmo assim ele tivesse a ideia de voltar colocariamos os submarinos de prevenção;
- o senhor Gaspar fosse para a Casa dos Segredos, seria salvo todas as semanas das nomeações, e o programa só acabaria quando Portugal tivesse superavite de 200% nas contas;
 
Como nada disto se vai concretizar em 2013, que a esperança dure mais que o nosso cineasta Oliveira.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Mensagem de Natal do Coelhinho da Páscoa

Se algumas pessoas ainda incendeiam os cavacos nesta quadra festiva, que coincide com temperaturas mais frias, esperamos ver na TV filmes de Natal, e mensagens de paz, eis que o coelhinho da páscoa veio com uma conversa de guerra do ultramar, para comparar com a crise actual, realmente que mais nos poderá acontecer?
Será que o Rei Mago Gaspar vai aparecer a falar na próxima Páscoa?
Será que o Presidente da República vai ser substituido nos vocais pelo Dom Duarte (pelo menos a voz é a mesma)?
Será que o Bispo de Lisboa, Dom José Policarpo vai ser substituido pelo Ministro Gaspar, pelo tom de voz e velocidade com que se expressa?
Será que vai haver um corte salarial por essa altura (parece que é o mais certo)? 
Será que os portugueses aguentam mais mensagens destas ao horário da Gabriela?
Jesus Maria José ...  

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Declarada falência moral

Que moral é que pode ter um 1º ministro que, começou a trabalhar quase aos 40 e depois:
- chama piegas aos portugueses;
- diz que os reformados (e não especificou quais) não descontaram o suficiente para o que recebem em termos de reforma

Que moral tem um presidente da república que, se queixa de que não consegue pagar as despesas e depois:
- faz conferências de imprensa sobre o estatuto dos Açores, e deixa que Portugal seja gerido de fora para dentro;
- fala em aposta em sectores como a agricultura e pescas, quando no seu tempo de  1º ministro pagou aos agricultores e pescadores para acabar com essas actividades.

Que moral tem um povo para continuar a trabalhar quando:
- 3/4 do que ganha vão directa ou indirectamente para o estado, e ainda ouve dizer que não chega;
- fica a saber por aqueles que gerem o bem público que apesar dos  valores que descontam podem ter no futuro  apenas reformas simbólicas, e deixar de ter saúde e educação universal.

Errar é próprio do homem insistir nesses erros é um atentado à moral...como diria a Dona Doroteia Jesus, Maria, José...e está o presépio feito  

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Não é impulse...

Era um anúncio bem popular, aquele em acabava com a frase "se algum desconhecido te oferecer flores... isso é impulse..."
E se um bem conhecido ministro, fazer de conta que oferece "flores" então não me parece que cheire bem.
A fantasia do anúncio é a mesma da realidade, e tudo o que vem do "amigo" Relvas cheira mal, como algumas pessoas alertam, a democracia está em perigo. Pelo menos uma das maiores conquistas do processo democrático está, e aceitar as condições sem piar, quando elas são bem piores que o pior dos troikanos faria ao seu pior inimigo, isto é imp.... 

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Das Lajes a Oslo...da Guerra à Paz

No dia 16 de Março de 2003, o Sr. José M Durão Barroso, estava a ajudar a patrocinar a guerra, hoje 10 de Dezembro de 2012 aparece a representar a União Europeia na entrega do Nobel da Paz...

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Carta ao Pai Natal ideal

O São Nicolau não deve ter muito trabalho este ano, há males que podem vir por bem, e um pouco de contenção consumista até tem as suas virtudes, mas sem consumo tambem não há forma de dar a volta à situação de crise, é um dilema.
Mas o Natal significa Paz é essa a maior prenda que se pode dar ao mundo.

http://letras.mus.br/boss-ac/1036362/

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

O turismo centralizador

O cortar por cortar não é propriamente a melhor politica, lembram-se por certo os portugueses de ouvir falar em aposta de Portugal no turismo.
E a divisão admnistrativa funcionar para definir as regiões de turismo, vai deixar o Oeste, do qual a Nazaré faz parte, numa região que com Lisboa inclusivê, nos deixa como sobremesa desta região, ao invês de nos dar um lugar de destaque.

http://expresso.sapo.pt/regioes-de-turismo-reduzidas-a-cinco=f767337

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O comunista ideal ou o ideal comunista

Hoje começou o congresso do PCP em Almada, com o máximo respeito pelo partido comunista, que espero um dia passe a ser um partido de alternativa e não só de protesto, aqui coloco um video do militante ideal.
http://www.youtube.com/watch?v=wCDfl9heHho

Porque hoje é Sexta e uma gargalhada faz bem...

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Balança mas não cai

Agora é a Balança Comercial que preocupa os iluminados deste Portugal do inicio do 3º milénio, queremos equilibrar, ou melhor desequilibrar a nosso favor a diferença entre o que compramos ao exterior, e o que o exterior nos compra.
Esse equilibrio ultimamente feito por incrivel que pareça pela saida de ouro, já teve mais perto de ser real, no entanto há algumas coisas que me fazem pensar se há honestidade intelectual da parte de alguns responsáveis.

Objectivo - aumentar exportações e diminuir importações


Depois de derretermos a nossa economia do chamado sector primário?
Depois de o abate de grande parte da frota pesqueira?
Depois de eliminar milhares de hectares de terreno agricola, para outros fins pouco ou nada produtivos?
Depois de viciar o país em combustiveis fósseis que este não tem, e esquecer os transportes mais limpos?

Portugal recebeu dinheiro para tudo isto e esbanjou em especulação imobiliária e negócios de alto risco, na chamada alta finança, que não passa de alta vigarice.
É tempo de mudar, e se deixarem Portugal irá balançar sem cair.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Telejornal "o Crime"

Quando vemos as noticias no nosso canal público, e falando de hoje, parece que o já extinto jornal "o Crime" deixou sequelas no nosso jornalismo televisivo.
São só desgraças, crimes, fugas, assaltos e nem uma boa noticia.
Para aligeirar este jornal, nem uma reportagem a evidenciar um pouco de humor, ou a levantar o ânimo dos telespectadores.
E para quê, nos encher o ecrã destas fatalidades, se a maior estava em que a noticia mais importante do Jornal era a da votação geral final do orçamento de estado de 2013.
Vamos dar aos portugueses um sem nº de razões para ficar mal, assim até parece que o orçamento é uma vacina para a gripe.
  

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Silêncio Ideal

O silêncio vale mais que mil palavras...e abrir a boca para dizer que não vai escrever nada no facebook...é melhor estar calado...e nesta semana fico por aqui

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O momento ideal

Senhor Presidente da República, gostaria de lhe fazer um apelo, eu que nunca votei em si, e que não me envergonho disso naturalmente, este é o momento ideal para tomar decisões que podem mudar para melhor o nosso futuro.
Se for melhor para si, sair de Lisboa para tomar essa decisão, dou-lhe uma dica, Alentejo, Portalegre, Crato, ai poderá dar os Passos necessários para analisar onde chegamos, se como eu acho que é saudosista, dos seus tempos de governo, oiça a música da série desse tempo "os amigos de Gaspar", a amizade é importante, mas o seu cargo vai para além disso, a Assunção dos seus deveres de presidente vai levar o senhor professor a verificar que as Portas estão abertas, Ma(is) cedo do que pode pensar neste momento a sua ausência poderá permitir tudo aos senhores que governam Portugal.
Os portugueses carregam uma Cruz e não vale a pena rezar a todos os Santos, é preciso pôr o Preto no Branco e parar com a obsessão destes senhores que parecem com vontade de ir de Mota. As Relvas vão continuar a crescer no jardim do seu Palácio, mas o pão não está a aparecer na mesa de todos os portugueses, falar não é suficiente é preciso agir e este é o momento ideal. 

terça-feira, 13 de novembro de 2012

O Everest é psicológico

As alterações económicas na sua maioria dos casos são psicológicas, foi isto que a Senhora Merkel veio dizer aos Portugueses, e depois desta terapia de sofá, com a motivação que a Senhora transmitiu vamos ultrapassar a crise sem precisar de mais ajuda.
Tal como a economia, existe algo que se costuma dizer que é psicológico, o frio.
Vamos imaginar Portugal como um alpinista, e a crise como o Everest, agora não podemos nem ir à volta, nem furar a montanha, prometem-nos que depois de chegarmos ao topo, tudo vai melhorar.
No inicio da subida, as condições são simples sobe ao topo da montanha, que a troika irá distribuir o oxigénio necessário por tranches ou etapas, vamos lá que o frio é psicológico.
Agora entre a etapa 5 e a 6, a troika verifica, que é preciso deixar, alguma comida para trás e algumas roupas, pois o estado é muito pesado, e seguro que depois da etapa 6, tendo já vendido a maioria dos bens de valor, vamos vender a água, e alguns dos meios necessários para quando se chegar ao topo se descer com segurança.
Entretanto quando Portugal chegar ao topo, nú e cansado vai estar devidamente congelado, sem reacção, sem esperança de voltar, pois com a acumulação de juros do pagamento do oxigénio, é mesmo melhor pensar que não é este o caminho para ultrapassar esta montanha, porque depois teremos outra e outra e outras...   

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Estórias da Carochinha

A Chanceler Alemã estará em visita a Portugal no dia de hoje, a Fraulein Merkel continua a granjear simpatias pelo sul da Europa, querem fazer querer aos portugueses que estes são os responsáveis pela crise financeira mundial, e vão ter de pagar e agradecer à senhora por nos deixar existir, no entanto aparece cá como os vendedores de Tele Marketing a vender uma qualquer fórmula de emagrecimento. 
Como na Estória do capuchinho vermelho, e isto de vermelho para a senhora que viveu muitos anos na antiga RDA, deve soar mal, alguém se veste de avózinha, só que desta vez é a avózinha que visita os seus pequeninos.
 
- Avózinha, porque vens aqui a Portugal?
- Para vos ver melhor, meus pequeninos...
 
- Avózinha, porque trazes o Coelho contigo?
- Porque para fazer de batatas estão vocês...
 
- Avózinha, porque estás mais gorda?
- Porque vos estou a comer...
 
Afinal a senhora só veio aqui fazer uma operação de charme, e digam-me lá se ela não é bem sedutora.
 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

O Dia Ideal do Senhor Anibal

Dizem por ai que o Presidente da República anda desaparecido, isso não é bem verdade, ele apenas deixou alguns hábitos, pois como sabemos ele deixou de ter dinheiro para as despesas.

08:00 - pequeno almoço - Chá com torradas sem manteiga
09:00 - reunião da manhã - nos jardins do palácio para evitar o consumo de energia
10:00 - Passeio Pedestre - para evitar custos com os transportes públicos
11:00 - ao telefone com o 1º Ministro
11:01 - ao telefone com o lider da oposição
11:01:30 - Coffee Break
12:00 - Lê os Jornais do tempo em que era 1º Ministro
13:00 - Almoço - sopa e o resto das torradas
14:00 - Vai fechar os olhos, porque fazer a sesta é com o Bochechas
15:00 - Vê as noticias, gravação do tempo em que era 1º Ministro
16:00 - ao telefone com o 1º Ministro
16:01 - vai jogar à bisca com a Maria
17:00 - Lanche - uma fatia de Bolo Rei
18:00 - ao telefone com o Catroga
19:00 - vê reportagem sobre a vida de Isabel II
20:00 - Jantar - sopa e um courato
21:00 - Vê as noticias do dia
22:00 - prepara-se para ver a Gabriela
23:00 - olha entusiasmado para a Maria
23:01 - adormece

Como é entusiasmante a vida do nosso chefe de estado, e ainda mais a motivação que ele transmite aos Portugueses

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Personagem ou cromo

Há cada personagem na vida politica, que por vezes até dá vontade de vomitar, mas só acontece a quem por azar ou mais propriamente por convicção, está contra a corrente, por vezes pensamos que fazemos a figura de um octagenário em contra mão na autoestrada, mas quem nos pode comprovar que estamos errados é a história, e essa ainda não o conseguiu fazer até hoje.
As personagens vão desde o simples lambe botas, até ao yes man, passando por trapezistas, e vira casacas, e para mal dos nossos pecados esses continuam a queimar, e vão continuar a queimar a boa imagem daqueles que no meio da situação não esperam nada para si nem para os seus familiares, mas sim o bem comum.
Agora temos uma figura nacional, que se chama Vitor Gaspar que é o cúmulo da hipocrisia, quer fazer dos outros burros? Elogiar e parabenizar sarcasticamente quem lhe faz perguntas, parecendo ser o Deus da economia e finanças, excesso de humildade é arrogância, e aquela capa fica-lhe tão mal.
 

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O Santo Ideal

Não se tratando de tentar encontrar o novo Simon Templar, nem por hoje ser o dia de Santo André, que por ser coxo chegou um dia atrasado ao dia de Todos os Santos, trata-se de definir qual seria o Santo ideal e suas virtudes e áreas de interesse, no meio dos nossos governantes que a maioria da população gostaria de ver canonizados (ou refundados).
 
São Passos Coelho, O Africano, são devotos deste santo, os cantores líricos, os banqueiros, os ministros, os secretários de estado.
Os habitantes de Massamá e Vila Real não o querem como seu Santo da Casa. 
 
São Vitor Gaspar, O Soneca, são devotos deste santo, os banqueiros, os cobradores de impostos, os Agiotas, os compradores de Ouro, ele é a prova da existência da vida em outros Planetas.
Os seus discursos são como o Vallium, porque o seu lema é "corpo deitado aguenta fome"
 
São Paulo Portas, O Mergulhador, são devotos deste santo, os construtores navais, os embaixadores, os transformistas, os meninos da linha.
Os reformados e contribuintes não querem como seu santo, tambem deixou de ser Santo dos militares.
 
Santa Assunção Cristas, A Devota, não se conhecem devotos desta santa, a não ser os produtores de tomate, as reclamações aparecem de várias áreas, agricultores, pescadores, ambientalistas, entre outros.
Quem muitos burros toca, alguns hão-de ficar para trás...quem não toca nenhum fica para trás com os burros.

São Álvaro Pereira, O Emigrante, são devotos deste santo, os especuladores financeiros, os emigrantes, os futuros emigrantes, ele é um génio da geometria, conseguiu que economia paralela fosse transversal a Portugal.

São Miguel Relvas, O Cábula, são devotos deste santo, os cábulas, os falsificadores, os vendedores de aventais, tal como São Passos Coelho pretende criar oportunidades aos licenciados antes dos 30 anos, fazendo-os emigrar.
Seu lema é "depressa e bem só com os amigos certos"

São Anibal Silva, O Invisivel, são devotos deste santo, os pasteleiros (de bolo rei), os turistas de Cabo Verde, os ex-Ministros, ele é a prova da vida após a morte, os seus discursos são um Vallium 2.0.
O seu lema é "uma esmolinha para o pobre presidente"

Mais alguns santos poderiam aparecer nesta lista, mas não temos tempo, nem paciência para os aturar mais.    

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

No creo en brujas pero que las hay las hay....

É um ditado espanhol, não acredito em bruxas mas que elas existem elas existem...
Hoje nos países de Lingua Inglesa, principalmente, celebra-se o Halloween, cada cultura tem as suas tradições, e se nós Nazarenos vemos no Carnaval o mesmo tipo de festa, o dia das bruxas há-de ter algum sentido para quem o celebra.
Uma coisa quanto a mim não tem sentido nenhum, e recordo-me o que foi feito a alguns veiculos nos anos mais recentes, com o exagero completo de uma Carrinha do Grupo Desportivo "Os Nazarenos", perdoando a redundância, tudo o que é em excesso é demais.
Não estamos assim tão ricos que possamos desperdiçar farinha e ovos, admita-se como mais importante a tradição bem nossa, que é o "Pão por Deus", fazer um bolo e oferecer a quem precisa, fará um sorriso pelas razões certas.  

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Estudar a História

Tal como os americanos repetiram a história, levantando uma Lei protecionista(http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Glass%E2%80%93Steagall), que defendia a separação da Banca Comercial  da Banca Financeira Lei Glass-Seagall, que pelo menos evitou durante o Século XX outra crise como a Grande Depressão de 1929.
E este foi o erro que nos trouxe até à crise americana de 2008, e posterior contágio nos paises europeus, agora são os europeus que repetem história ao levar a austeridade ao ponto sem volta.
o final da década de 30 culminou com a 2ª Guerra Mundial, será que é isso que os Lideres da Europa querem?
É preciso evitar que a história se repita, é preciso por isso ler bem os sinais que se podem repetir, com o possivel crescimento dos extremismos, e a subversão da democracia feita por pessoas que no minimo são pouco democratas.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Super Herói Ideal

Neste momento em que se procura alguém que nos possa dar esperança na recuperação, vamos aos livros de quadradinhos recuperar o Super Herói que pode salvar Portugal dos seguintes vilões:

- C.I. (não se trata do Corpo de Intervenção) - O Cavaco Invisivel - quando os portugueses precisam dele consegue desaparecer sem deixar rasto;
- S.P.C. (não se trata da banda brasileira Só Pra Contrariar) - Super Passos Coelho - o chefe da organização, o aumento dos seus poderes é inversamente proporcional à sua competência;
-Super M.R. (não se trata de um super treinador de futebol) -Super Miguel Relvas - O Doutor Who perto dele é um anjinho, espera ser Presidente dos EUA, já teve na embaixada Americana uma vez;
-P.P.P. (não se trata das parcerias público privadas) - Poliglota Paulo Portas - especialista em negócios de baixo de água, mestre da espionagem, fala mais de 500 linguas;
-T.G.V. (não se trata do transporte de alta velocidade) -Tio Gasparzinhas o Vitor -trata-se de uma fusão entre o simpático fantasma e o Tio Patinhas;
- R.A.S.P.E. (não se trata de raspar nada) - Revolucionário Álvaro Santos Pereira o Emigrante - quer transformar todos os portugueses  à sua imagem de Super tótó como também é conhecido;

O Super Herói que enfrenta estes Vilões diariamente é o maior Super Herói da história - O C.P.
e não se trata dos caminhos de ferro de Portugal - é o Contribuinte Português.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Vassourada de esperança

Os dias vão passando e Portugal vai se passando com os dias, é assim que a vida rola nos dias em que se varre do país o que de melhor ele tem.
Compreendem todos o porquê desta emigração actual? um País investe milhões na formação dessas pessoas e o que acontece? Vão ser uma mais valia para outros países é óbvio.
Antes davam o salto, pela fronteira fora sem formação, mas com lágrimas no rosto mas tambem a ilusão de voltar, agora com o mesmo sal a correr no rosto, mas com as competências e a desilusão que os faz pensar em não mais voltar.
Portugal empobrece todos os dias, e não é só pela falta de dinheiro, é pela falta de esperança, pede-se então aos resistentes que varram antes que sejamos todos varridos.  

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A música ideal

Os elementos do governo não nos dão apenas, tambem ouvem música, e após uma aturada pesquisa, que faz parte dos escritos deste blog à sexta, ficamos a saber a música da vida dos nossos governantes.

Passos Coelho - Creep - Radiohead
Paulo Portas - Yellow Submarine - Beatles
Vitor Gaspar - É tão bom - Sérgio Godinho
Álvaro Santos Pereira - Clandestino - Manu Chao
Aguiar-Branco - In the army now - Status Quo
Miguel Macedo - Chamem a Policia - Trabalhadores do Comércio
Paula Teixeira da Cruz - I´m a bitch, I´m a lover - Meredith Brooks
Miguel Relvas - Bué da Baldas - Despe & Siga
Assunção Cristas - Vaca (eu tenho orgulho) - Rua Sésamo
Paulo Macedo - Money - Pink Floyd
Nuno Crato - Another Brick in the wall - Pink Floyd
Pedro Mota Soares - Lambreta - António Zambujo

Enquanto isso apurámos que a música preferida do Presidente da República é:
- A Canção de Embalar - Zeca Afonso
E do anterior 1º Ministro José Sócrates
- Emigrante - Conjunto Maria Albertina
E da Senhora Merkel
- When I rule the world (Viva la Vida) - Coldplay

E assim vai o mundo das cantigas, agora só me apetece ouvir Liberdade do Sérgio Godinho

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Precedente em flor

Imaginem que há uma actividade que se desenvolve num curto espaço de tempo, em um evento, uma data específica, e por atritos anteriores se pretende regular a utilização de espaço público, e um municipio na reunião magna toma a decisão.
Continuando a imaginar, a decisão parte da ideia de limitar essa venda aos comerciantes do concelho, ou que vendam em um espaço do concelho (ex. mercado municipal).
Agora que já imaginaram tudo, parece uma ideia bondosa ou não parece?
Fazendo um ligeiro exercicio, os comerciantes de flores no dia de finados, foram os contemplados com esta proposta do nosso municipio, agora na vossa actividade, que pode ser qualquer uma, vamos montar uma barraca, uma tenda, um stand, no próximo dia santo, feriado, ou festa, mesmo que não haja tolerância de ponto.
E tendo em atenção que nada se paga por isso, está aberto o precedente, ainda bem que foi só uma ideia a ser melhorada e construida, aliás como todas as outras, o que isto quer é experiências. 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

orça...mentiras

O orçamento de estado de 2013 está pronto, depois da trapalhada da TSU, e da inevitável e previsivel retirada da proposta, Portugal será alvo de um ataque nuclear à sua economia, irá provavelmente arrasar o que ainda consegue estar de pé.
Aos politicos com responsabilidade nacional na oposição pede-se recato nas suas declarações, ao governo pede-se que não crie mais problemas, que num momento como este são ainda mais dificeis de resolver, mas parece não ser essa a vontade.  
Quando há um nº de desempregados recorde, quando se tiram rendimentos aos que menos recebem, estão os politicos a olhar o seu próprio umbigo, e que tal rever algumas posições e sem demagogias e sem fazer publicidade disso deixar de ter alguns privilégios.
Ter 21 secretárias ou 20, ter um BMW ou um Audi é o que mais importa num momento destes, ganhem vergonha na cara, e pelo menos se tiverem razões de queixa não o façam publicamente, e depois ainda tenham a lata de criticar aqueles que se manifestam com razão. 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

O tangas ideal

É sexta feira significa que é dia de voltar a caracterizar a perfeição no exercicio de uma actividade, hoje lembrando-me do Cherne, que numa altura de crescimento europeu levou com a sua frase fantástica a um verdadeiro clima de motivação nacional, como alguém disse se antes estava de tanga, agora está nú.
Quando queremos então chegar ao tangas ideal, é escusado pensar mais, José Manuel Barroso é o percursor, e se alguém esperava em Portugal algo de bom da sua fuga para Bruxelas, deixou Portugal à mercê do Pedro Lopes e do Paulo Sacadura Cabral, e foi ajudar a colocar a Europa de tanga.
Agora temos a chamada troika em desacordo, colocando a responsabilidade, ou mesmo a culpa, uns aos outros, e o que irá sair do conselho europeu? Será possivel arranjar um empregozito ao senhor tangas em Marte, ele promete deixar qualquer coisa de tanga, vamos lá.
Pelo que se debate hoje na assembleia da república parece encontrada, também a virgem ofendida ideal...vocês sabem do que estou a falar :)
 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Como uma Onda...

Se uma onda invertesse a marcha, é o nome da música dos Deolinda, e que bom seria se a uma Onda invertesse a marcha, nós teriamos a Onda da Praia de Norte que bateu o Recorde do Guiness.
E será o tiro de canhão suficiente para ganhar a nossa guerra, como não temos a certeza o melhor é mesmo tentar ganhar as batalhas diárias que nos aparecem, se em cada dia vencermos uma pequena batalha seremos concerteza melhores no futuro.

http://www.youtube.com/watch?v=CDJr5IIkhFg

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Alvo Errado

A Nazaré que futuro terá?
É uma pergunta que costumo fazer constantemente, o municipio durante anos fez de mãe galinha, esbanjando verbas em subsidios, festas, empregos, entre outras coisas, alguns que até se justificavam, outros nem por isso.
O Imobiliário parecia resolver tudo, em tempo de vacas gordas, em que a especulação reinava, mantinham-se os preços e taxas mais baixos, por razões que só se explicam na cruz que se faz no boletim de 4 em 4 anos.
Mas com a chegada da Troika e o estrebuchar do capitalismo extremista neste momento o municipio é o padrasto carrasco, aumentando preços e taxas, escondido atrás da troika, quando a grande responsabilidade é sua.
Se há autarquias a reduzir impostos, a nossa aumenta-os até ao máximo, e os 33 milhões de empréstimo sujeitos a rateio só vão servir para travar qualquer tipo de investimento público, quando sabemos que o IRS, IMI, Derrama vão para os máximos e a fuga de investimentos é inevitável.
Com este clima económico alguém adivinha quem aqui irá investir na ALE, agora já há desculpa para tudo, e a Troika volta a ser o alvo errado.    

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Que se L...

Portugueses eles chamam-nos
Piegas

http://www.youtube.com/watch?v=0EH6KFKuR9Q

malandros

http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=96FKoo0WQN4&NR=1

ou ignorantes

http://www.youtube.com/watch?v=YzMKS-1XEt0

mas a verdade virá dentro de momentos

http://www.youtube.com/watch?v=ba4GNZdfgEw

esta troika é pior que a outra, e esta podemos ser nós a mandar l....

domingo, 30 de setembro de 2012

Água já não é nossa?

Quando penso que na passada Sexta Feira passou a moção a nossa água (link para consulta - http://psnassembleia.blogspot.pt/2012/09/mocao-nossa-agua.html), e que ao apresentarmos a ideia de um referendo, para a população decidir da legitimidade democrática, de uma decisão que irá mudar os destinos da gestão da água por pelo menos 30 anos, a tristeza de presenciar a dificuldade de alguns de lidar com a democracia.
Nunca utilizei o meu blog para desenvolver este assunto, pois a minha posição na assembleia aconselha alguma contenção verbal e escrita, mas o que se passa com este processo é grave de mais, e uma verdadeira fraude eleitoral se passou na noite de 28 de Setembro de 2012, nos Paços de Concelho da Nazaré.
A razão de tanto disparate vai ser ainda mais clara na próxima Quarta Feira, dia 3 de Outubro de 2012, o véu vai ser levantado e vamos ver como o rei vai nú.  
Estou triste porque fomos obrigados a sair da sala em forma de protesto, mas a luta vai continuar, assim os municipes percebam e se unam contra uma decisão no minimo assustadora.
E tal como referi nessa assembleia, um apelo ao executivo " Quando sair verifique se deixa este espaço como gostava de encontrar...Muito Obrigado"

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O jogo do Gato...e os Ratos

Na altura da Caça às Bruxas na Idade Média aconteceu uma verdadeira tentativa de eliminar os gatos, pois ficou-se com a ideia de que estes eram os transmissores da Peste Negra.
No entanto eram os ratos que transmitiam a doença, e essa perseguição só serviu para agravar o problema.
As decisões politicas actuais estão a fazer exactamente isso eliminar os gatos, como se fossem eles os causadores da crise, e infelizmente para nós, os ratos parecem proliferar, e a economia assim fica com muitas dificuldades de poder recuperar.
Mas estamos em tempos de mudança ao segundo, ferramentas como as redes sociais podem transmitir a cura, desde que as manifestações sejam de espontaniedade e coragem, e não sejam tal como o queijo numa ratoeira...demagogia feita à maneira. 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Layoff Local

Layoff é das palavras mais tenebrosas para a vida dos trabalhadores portugueses, como quase tudo em Portugal que é temporário passa rapidamente a definitivo, é compreensivel o temor a esse mecanismo que até parece ter aspectos positivos, mas no meio de um turbilhão é mais uma forma de adiar o inevitável.
Quando nas autarquicas ouvimos falar em 13 mil empregos, bem mais que a população activa do nosso concelho da Nazaré, só por brincadeira isso poderia acontecer, e não somos definitivamente o Dubai, após 3 anos acreditam que tenha sido criado 1% desse nº, quando temos já por si uma espécie de Layoff todos os anos, entre o final de verão e o inicio do próximo, com uns dias de trabalho temporário na passagem de ano, carnaval e páscoa.
Num momento de grande dificuldade, um dos sectores que mais emprega a nivel local como é o caso da hotelaria e restauração é preciso mesmo muita coragem para atravessar estes tempos, todos os anos que passam ouvimos que mais alguns vão fechar, mas como vamos ter eleições em 2013 pode ser que o milagre da multiplicação dos pães possa desta vez chegar a sério ou não.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

O senhor do bolo rei ataca de novo

Eis que aquele senhor do Algarve, que foi eleito para Presidente da República atacou de novo, os seus ex-ministros apareceram todos de seguida, cada um debitando umas frases que significavam o mesmo, o devorador de bolo rei não está a dormir e está a perder a paciência.
Veio um senhor com a mesma dificuldade em falar que o senhor professor, e disse que teria de haver alguém com cabelos brancos no Governo, será que o avô Cantigas está disponivel?
Veio uma senhora com a mesma simpatia do senhor professor, e disse que até ela que fez alguns filmes de terror fiscal, não conseguiria chegar a este extremo, será que vai haver mais sequelas?
Veio um menino pequenino dizer, que a culpa é do Sócrates, e também deve ser do Adão que comeu a maçã, ao mesmo tempo a pedir uma remodelação, será que o "rodas baixas" quer o lugar do "relvas altas" como foi sugerido pela estrela televisiva Rebelo de Sousa?
 
Há boa maneira do senhor do bolo rei assim se vai gerindo a politica nacional, desde que apareceu sem querer um dia num congresso, tudo o que ele faz é sem querer, ele e nós ainda queremos menos.

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Terapia de Casal

Depois de um ano de união de facto, eis que Coelho convida Portas para fazer terapia de casal, mas será que um casamento por conveniência precisa de utilizar esse método, ou não seria conveniente que o Scut Passos Coelho fosse eliminado pelo Patriota Paulo Portas, e já que estamos numa de eliminar que vão os dois explodir para longe, para evitar o mau cheiro.
 
No entanto eis o que divide Portas de Coelho:
- Portas quer Casa sem Jardim, para evitar o crescimento de Relvas;
- Portas quer mais um brinquedo para os seus ministros, isto de só ter 4 ou 5 ministérios é fraquinho;
- Portas quer que os meninos PP tenham lugar nos municipios PSD
 
E o que divide Coelho de Portas:
- Coelho quer que Portas emigre de vez, ele e metade da população portuguesa; 
- Coelho quer que Portas venha a Portugal quando vier cá a troika, pois seria noticia;
- Coelho foi avisado pelos municipios PSD que com Lei dos compromissos, meninos PP é que não 
 
O que divide ambos
- os ministros independentes, o Coelho quer guarda partilhada, o Portas nem sequer quer visitas
 
O PR como não tem dinheiro para as despesas, devia dizer aos meninos que se divorciem já porque o preço dos divórcios parece que vai aumentar entretanto, mas como anda a dormir não diz nada.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Co...Incidentes

A politica nacional por vezes espelha-se na politica local, a questão é que normalmente só o lado mau aparece à vista. Com o pontapé de saída, da época que se avizinha decisiva, qualquer semelhança com a realidade nacional é pura ficção, até porque:
 
- Não existe uma coligação no poder, PSD/CDS é uma coligação pós eleitoral, por cá não há disso;
 
- Não existe alguém que como Paulo Portas tenha votado a favor antes e agora seja contra, por mera estratégia politica;
 
- Não existem os credores, que aceitam ser os maus da fita desde que lhes paguem, mesmo que fora de tempo;
 
- Não existe a vontade de alienar os bens públicos, para disfarçar a sua incapacidade de cortar as regalias de alguns, muito poucos;
 
- Não existe um lider máximo, que neste momento parece ser o homem mais só do mundo, e fora de prazo de validade.  
 
Com mais um pouco de esforço, apareceriam mais algumas coisas que não se repetem na nossa praia à Beira Mar plantada, neste país à Beira Mar plantado. 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Se me perguntam...

É o novo concurso televisivo em Portugal, depois da estreia de uma novela na SIC, da estreia de um concurso novela na TVI, eis que começa uma novela concurso em qualquer Canal, o nome é "Se me perguntam", com o apresentador Paulo Portas.
Fiquei a saber que para a semana que agora começa, estão preparadas mais algumas perguntas, se me perguntam quais são, aqui vão:
- Se me perguntam, qual foi o país onde passei menos tempo no 1º ano de mandato?
- Eu soube, foi Portugal...
 
- Se me perguntam, se me lembro quem são os reformados e quem é o ministro da segurança social?
- Eu soube, mas como tive pouco tempo em Portugal não me lembro...
 
-Se me perguntam, se me lembro com quantos agricultores falei na campanha eleitoral, e quem é a Ministra da Agricultura?
- Essa é mais dificil ainda, mas prometo experimentar calçar as botas e colocar um chapéu na próxima feira que encontrar...
 
- Se me perguntam, se sei o caminho do Largo do Caldas para o parque Eduardo VII?
- Esse presidente da câmara de Lisboa está sempre a mudar o trânsito, mas sei onde é o Aeroporto...
 
- Se me perguntam, quantas câmaras vai ganhar o CDS nas próximas autárquicas?
- Sem o PSD, as mesmas que a Nova Democracia do Manuel Monteiro, por isso temos de comer e calar...
 
Como podem ver, vai ser um sucesso de audiências, pelo menos 1 milhão de portugueses manifestaram a vontade do programa continuar no ar.   

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

O Presente Ideal

É Ditado Popular a cada dia que passa mais verdadeiro, "casa onde não há pão todos ralham e ninguém tem razão", mas se o 1º Ministro de Portugal disse que não iria deixar o país a pão e água, é que até isso vai acabar, e realmente depois de o estado retirar aquilo com que se compram os melões, será o passo seguinte alienar o mais público dos bens a água, deixarei esse assunto para outros posts, porque hoje é sexta feira e é preciso encontrar o presente ideal para oferecer ao coelhinho:
 
- a cadeira do Salazar
- um bilhete para a festa do Avante
- uma tonelada de ovos daqueles que não acertaram na Cristas
- um camião de sapatos(todos do mesmo pé) que acertaram no Bush
- a carta de demissão já escrita para entregar ao sr Anibal
 
Desculpem o entusiasmo o último presente era para nós, espero que ele não se importe.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Mau Estado...Estado Bom

Para que queremos nós o estado?
Quando o estado a cada dia que passa se afasta das pessoas, será essa a pergunta que os portugueses devem estar a fazer.
As grandes fortunas são protegidas, os especuladores continuam a seu bel prazer a fazer de tudo para tudo ter, e a classe média que mexe com a economia do país vai desaparecendo a Passos de Coelho, os 0,001 % da população estão cada dia mais protegidos, uns fogem outros escondem-se, a maioria da população vive com cada vez menos cuidados de saúde, e com os cortes na área que nos coloca em patamares de igualdade como é o caso da educação, a desigualdade é o que se vê ao fundo do buraco em que nos enfiamos.
A resposta devia ser a contrária, investimento do estado para fazer crescer a economia, se as familias se retraem só pode passar por ai, austeridade só trás recessão, recessão só faz aumentar a divida, esse circulo vicioso só pode acabar com um novo circulo de estimulos económicos, com estes protagonistas é impossivel, pois para eles o estado só serve para cobrar impostos e manter mordomias.  

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Robin Hood precisa-se

Na senda dos remakes, irónico o da  novela Gabriela, apareceu um ano após implementação da Democracia, e agora regressa um ano após a revogação da mesma, porque acharmos que vivemos em democracia é sermos demasiado optimistas.
Eis que se prepara uma nova reposição, Robin Hood, Principe dos Ladrões, e se o antigo filme teve um casting muito forte, liderado por Kevin Costner, este remake ainda não encontrou alguém em Portugal, que fosse capaz de tirar aos ricos e devolver aos pobres, no entanto já há actores escolhidos, e por certo não terão dificuldade em entrar no papel, são eles:

- Xerife de Notthingham, o Coelho
- Guy of Gisborne, o Relvas
- Carrasco, Gaspar
- Bispo de Hereford, Álvaro Pereira
- Bruxa, Teixeira da Cruz
- Prince John, Portas (não aparecia no 1º que estava no Brasil)

- FreiTuck, Dom Januário
- Robin Hood, aceitam-se candidatos
- Lady Marian, entre a Rita Pereira e a Bárbara Guimarães
- João Pequeno, entre o Fernando Mendes e o Nicolau Breyner
- King Richard, quando chegar é o Dom Sebastião.
 
Tudo o que eu faço, não querias tu mais nada, Letra e Música Pedro Abrunhosa
 
Com este elenco o sucesso está garantido

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Época de Caça

A abertura da época de caça ao Coelho teve inicio na passada quarta-feira, dia 5, no entanto a anestesia geral aplicada aos portugueses, durou até às 19 e 15m de sexta-feira dia 7, e desde esse minuto fatidico, para a vida do herbivoro animal, começou a caça ao coelho, ao tiro de caçadeira, à paulada, ao grito, à manifestação, à greve e outras formas de capturar o dito cujo, está na hora de acabar com essa espécie, em Abril de 74 tentaram, mas com cravos só se deixam os coelhos a cheirar melhor.
No entanto aos caçadores pede-se rapidez e pontaria, porque além do coelho há outros animais igualmente perigosos que aparecem por todo lado, e já agora um corta relvas para eliminar as ervas daninhas. 

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

A Viagem Ideal

É Sexta Feira e quando me falam em algo imposto, fico mal disposto. Mas parece que é uma das poucas coisas que se falam em Portugal, uma das outras é a divida. No entanto imaginem que vos calhava o Euromilhões e escolhiam uma viagem para as figuras mas horrendas do nosso país, deixo-vos exemplos de uma boa viagem só de Ida:
 
- Sibéria, pensão completa, com direito a trabalhos forçados, ou esforçados;
- Irão, com uma tatuagem da Estrela de David na testa
- Israel, com uma T-shirt do Bin Laden
- o Centro do próximo Furacão nos EUA, uma lufada de ar fresco
 
Se já pensaram nessas pessoas que gostariam de mandar viajar, mais vale esquecer, alguém se lembrou antes e mandou-as para cá por alguma razão 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Ok..to...ber Fest

Para quem costuma dizer que estamos na cauda da Europa, eis a resposta, antecipação em Portugal da Oktoberfest, a célebre festa da cerveja da Baviera, em Munique começa a 22 de Setembro em Portugal já está em andamento.
E que andamento, como temos de dar valor aos pormenores, ao contrário do que o Ministro Relvas diz, por vezes são o sumo e o principal foco da questão. Dois acontecimentos saltam à vista, demonstrativos dessa Oktoberfest antecipada são eles:
- o banho (exterior) ao veterinário Jardim, a reacção na madeira é bem melhor que no Quebec
- o senhor que estava ligado à Heineken disse que o Coelho era o melhor 1º Ministro desde o Sá Carneiro.

No meio disto tudo lembro-me daquela frase, "só há duas pessoas sérias uma é o meu compadre, a outra o meu compadre que diga quem é"

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

O Jogo do Encolhe

Para quem se lembra de jogar ao "Pisa", deve lembrar-se que no jogo como na economia existia de tudo:
- aqueles que investiam para ganhar e ganhavam
- aqueles que investiam para ganhar e perdiam
- aqueles que não investiam e perdiam
- aqueles que não investiam e ganhavam
- aqueles que observavam e mandavam bitaites
- aqueles que observavam e não diziam nada
- aqueles que sem jogar queriam mandar no jogo
 
Neste momento fazendo uma transposição da economia para o jogo existem:
 
- aqueles que se encolhem
- aqueles que mandam todos encolher
- aqueles que com a barriga cheia mandam uns bitaites
- aqueles que com a barriga vazia não dizem nada
 
Se não sairmos deste jogo do encolha os de barriga vazia serão cada vez mais.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Perfurações Virtuais

Quando antes das últimas autárquicas, vimos algumas máquinas a fazer uns furos na marginal, diriamos que se procuraria petróleo, e para quem os mandou fazer foi como se realmente ele lá estivesse, se perguntassem aos municipes a maioria diria ai só se encontra água.
Por vezes basta especular que os projectos vão acontecer, infelizmente a cantiga do bandido continua a embalar a maioria, e no meio de um país mergulhado na crise, e de um povo deprimido, alguém que nos dá esperança é quem nos capta a atenção.
Como seria bom que Portugal fosse um país sem défice energético, mas se temos ondas e vento, porque continuamos a procurar petróleo, para o ministro da economia deve ser para diminuir uns pontinhos o desemprego temporariamente, evitando que faça as malas de volta ao Canadá.
Só há uma forma de combater a hegemonia do "ouro negro", é valorizar as alternativas.
Só há uma forma de combater a demagogia do "status quo" nazareno, pensem qual é e não façam o contrário. 
  

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

3 de Setembro não é só nome de Rua

Hoje é dia de Centenário do nosso Concelho, a transferência da Sede da Pederneira para a Praia da Nazaré, para alguns deveria ser o feriado a ser celebrado, para outros nem por isso, mas que esta data não é só nome de uma das Ruas da Zona Histórica, das casas cada menos branquinhas, mas inevitavelmente viradas para o mar.  
Parabéns ao nosso centenário Concelho da Nazaré.
Parabéns tambem ao Grupo Desportivo "Os Nazarenos" que faz 88 anos, uma das mais históricas e representativas colectividades da nossa terra.
Tive o prazer de servir o GDN, numa altura como esta em que a crise financeira trava os desejos de todos os que trabalham em prol da colectividade, é necessário um reforço na componente humana, nos valores que o grupo representa, é união e espirito de sacrificio que se pede cada dia mais.
Força Nazaré...Força Nazarenos...

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Emprego Ideal

É Sexta Feira, e como apregoa Boss AC alguém me arranja emprego bom já, bons já não devem haver muitos mas o ideal está ao alcance de ainda menos. Mas faço uma pequena lista de exemplos em Portugal.
- Chairman da EDP, como foi dito por ele (Dr Catroga) ninguém pergunta ao Ronaldo se ganha muito;
- Consultor do Governo, como o papão (Dr Borges) assusta e obriga a comer a sopa, depois vem o Passos e diz que não é bem assim, a sopa tambem está cara;
- Gestor de um Instituto Público, ganhando tanto como o Primeiro Ministro conseguem demonstrar a mesma competência, quem é bom é bom;
- Gestor de uma Empresa Pública, apesar dos governos detestarem concorrência, conseguem sempre colocar os seus comparsas a gastar o que não é deles.
 
Se estás numa destas situações então chegaste ao que querias, ao menos rouba mas não chateies ninguém, porque é Sexta-Feira e a gente não tem um tostão.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Brilho das Estrelas

Os jogos paralimpicos ou paraolimpicos, são um exemplo de que as adversidades são por vezes oportunidades, em todo o lado temos exemplos de perseverança, e estimulo para os outros na mesma condição, mas também um aviso para todos os outros.
Uma frase despertou a minha atenção, na cerimónia de abertura Stephen Hawking: «Olhem para as estrelas e não para os pés», este cientista que sofre de esclorose há muitos anos, agora apesar de estar quase paralisado totalmente mexeu com algumas mentes com essa frase, e que as pessoas possam ver ainda além das estrelas é o que se pede no futuro.
Um pequeno pormenor começaria por fazer a diferença, eliminação das barreiras arquitetónicas nos edificios públicos, ainda há muito caminho por fazer nesse aspecto.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Desempenhar com Empenho Vs Empenhar com o Desempenho

Para quem alguma vez teve funções públicas ou similares, não é de estranhar ter dito que prometia desempenhar com empenho as funções para que foi designado, ou uma frase idêntica, mas será o que a maioria tem feito nos últimos tempos?
A nossa lingua é muita traiçoeira, e realmente desempenhar Portugal é uma tarefa hercúlea, e o empenho tem apenas como objectivo, na maioria dos casos, o bem pessoal e não o bem comum.   
Leva-me então a constatar um facto, quando se diz desempenhar com empenho, deveriam muitos dizer, empenhar com o desempenho.
Na realidade é o que o desempenho de muitos tem feito é deixar as instituições a que (se) servem, bastante empenhadas.
If you know what I mean... 

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Turista Ideal

Sexta Feira é o dia ideal, nesse sentido como os últimos cartuchos estão mesmo a ser queimados, para o que falta pretendemos todos ter por cá o Turista Ideal, que é o que preenche os requisitos que se seguem:
- Trazer o Garrafão de Vinho e a lancheira para a praia;
- Trazer o Chapéu de Sol e fazer questão de o abrir com muito vento e na zona das Barracas;
- Vestir camisa aos quadrados, calções de fazenda e chinelos com meias, e a sua esposa de bigode farfalhudo, vestido anos 50 e carrapito;
- Falar uma espécie de açoriano, entre o francês macarrónico e o português rebuscado;
- Usar milhares de fios e anéis
- Penteado do Justiceiro e se possivel com um carro tipo Kitt;
- Música no máximo no carro com o último sucesso da Familia Carreira, ou o Nel Monteiro

Bem se o encontrarem por ai, dou-vos um conselho esfolem-no, é o que lhe fazem por lá e ele nasceu para isso. 

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Arre Arriaga

Manuel Arriaga foi o 1º Presidente da República Portuguesa Eleito, a homenagem para esses homens é a de lhes dar nome de rua, praça ou avenida, na Nazaré é a Praça Manuel Arriaga, mais conhecida pela presença dos sanitários públicos.
Nesta altura do ano não é o caso, se alguém conseguir lá passar sem se desviar de ninguém leva um rebuçado, o mais certo é acontecer o mesmo que a um senhor alemão quando vê o Luisão. Não será por ter muita gente mas por haver lá coisas a mais.
A decisão camarária (não muito barata pelo que ouvi dizer) passava por colocar por lá uma espécie de barracas concessionadas, supostamente para os artesãos puderem ter o seu espaço, e haver alguma interactividade, boa ideia ou não, será quando ? e será pacifico acabar com esta "rebaldaria" actual?
Outra coisa alguém se lembra para que servia o palco? Havendo algum espectáculo consegue chegar ao palco com facilidade? e os sanitários estão abertos a essa hora? 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bandeira Vermelha ou Cartão Vermelho

Respeito muito o mar, e tal como as estradas ele tem dois sentidos, ao trazer o peixe, energia, lazer, mas infelizmente leva vidas, daqueles que nele arriscam o sustento, e dos que brincam com esse monstro poderoso.
Na ordem do dia estão as vitimas da perigosa praia do Salgado, nem com toda a vigilância do mundo, e o trabalho dos corajosos nadadores salvadores e bombeiros, se podem evitar certas tragédias, mas que a aposta no mar deve ter correspondência por parte do estado na prevenção, quanto a mim deve ter.
E se os submarinos são necessários na patrulha da costa portuguesa, quanto não se faria com 1% do valor de 1 deles, no sentido de diminuir a malha, e de evitar mais vitimas.

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Cuidado com as "tepadas"...

A silly season está a acabar, esgotam-se os últimos cartuchos, esfolam-se ou não, os últimos "avecs" e afins, e o pontapé de saída das próximas eleições autárquicas deve estar prestes a ser dado, alguns aquecimentos, alguns esquecimentos e outros castigos e impedimentos, infligidos ou auto inflingidos, e daqui a uns meses veremos a confirmação do que os pormenores de verão saltam à vista dos  mais ou menos atentos.
E se já se utiliza a marginal da nossa terra, a mais acidentada de percurso dos arredores e não só, para alguns se fazerem notar, e para apaziguar as hostes menos propensas à paz podre, esperemos que sirva para que de uma vez por todas se olhe também para tudo o que está à volta cá por baixo, e nesse descer à terra as promessas sejam objectivas, práticas e concretizáveis, porque há buracos bem mais fundos a tapar.  

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Laranjada Perfumada não sabe a nada...

O poder, ou a ameaça de ter poder, muda as pessoas, esta é uma verdade que nada de novo trás ao pensamento dos portugueses, numa altura em que se descridibiliza a classe politica, por responsabilidade dos próprios politicos, em que se confundem as pessoas ao dizer que não existem diferenças entre esquerda e direita, era necessário que o populismo que cresce como uma erva daninha que derrete tudo à volta( principalmente o que era bom de crescer), tivesse pela frente um combate por parte dos democratas sejam eles de esquerda ou de direita.
O combate ao populismo começa pelos partidos do chamado centrão, deixarem de o ser, e assumirem a vocação para que foram criados, isto de não ser carne nem peixe, é próprio de uma sociedade em que o favor e o corporativismo são o exemplo, laranjada perfumada de rosa não sabe a nada, nem cheira nada bem.
E não é prometendo retomar os beneficios e previlégios ao sistema, que a nossa terra sairá do marasmo e da crise.   

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Há mais Ondas para apanhar

Quando chega ao Verão na nossa praia, tenho sempre a esperança de que a boa vontade de alguns apareça por fim, e as pessoas compreendam que há situações em que os recursos financeiros não são os mais importantes, e há que aproveitar os recursos já existentes possam eles ser melhorados de alguma maneira.
Temos o caso do apoio de praia na parte sul da praia, a chamada Onda, em todas as praias onde passei, e acreditem foram muitas nos últimos anos, as condições para a prática de desportos de praia são muito melhores que as nossas, mesmo assim no futebol e andebol de praia temos campeões, o que não fariamos com condições iguais?
E será que ainda acham, que após aprovação e aclamação de outras estruturas de praia igualmente importantes, esta poderá ferir a vista, nem tudo se faz com dinheiro, e para beneficio só de alguns, há coisas que precisam de ser vistas e muito à frente, ou nem por isso.   

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Força Sotão

Grande Abraço, a todos os amigos da A. C. D. "O Sotão"
Este fim de semana só pode ter enchido de orgulho a todos, desde os atletas , aos treinadores, aos familiares e amigos de todos, e aos dirigentes como eu, que abraçam esta causa, e principalmente aos Nazarenos.
Agora é tempo de responder com a velha máxima, o que não nos mata torna-nos mais fortes.
Se tivemos de lutar contra as melhores equipas e em 36 minutos de futebol apenas não batemos a equipa vencedora, devemos estar cientes de que somos definitivamente a melhor equipa nacional.
Praticamos o melhor futebol de praia, damos meças a qualquer equipa, e estando lá no topo trabalhamos para continuar por lá, e mais uma vez fomos mais do que irmãos dentro do campo, nenhuma equipa em tão pouco tempo consegue tanto, baseada no esforço e querer, não é altura de baixar a cabeça, uma coisa é certa o Sotão vai andar lá em cima sempre, porque grandes não são os campeões no "papel", grandes são os campeões na alma.

Força Sotão

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Intérprete Ideal

Primeira Sexta Feira de Agosto e tendo em atenção o que nos rodeia, e a chegada de uma onda de emigrantes, já que o Tsunami já passou, e nem chega a meia onda da Praia de Norte, no entanto seria bom servir o prato que eles gostam de comer, um festival popular (vulgo Pimba), azeite e vinho não iriam faltar, e um Interprete Ideal seria aquele que tivesse:

- O penteado (dele) do Tony Carreira
- O bigode do Quim Barreiros
- A voz do Toy
- As bailarinas do Emanuel
- As letras do Nel Monteiro
- A loucura do Billy Joe

Se não souberem quem é o Billy Joe, venham à Nazaré ele anda ai, com a guitarra à tiracolo.  

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

No Fundo do Fundo

Enquanto os homens exercem
Seus podres poderes
Morrer e matar de fome
De raiva e de sede
São tantas vezes
Gestos naturais...

Um excerto de uma verdadeira música de intervenção, Podres Poderes, com Caetano Veloso como seu autor, por vezes as palavras podem ser amargas, mas o objectivo delas pode ser trazer alguma coisa doce, principalmente a quem mesmo podendo comer, não tem o que comer.
Essa falha da nossa sociedade , apesar dos esforços de algumas instituições e pessoas, é cada vez mais visivel, quem não conhece situações de abandono?
A maneira como se tratam os nossos velhos e as crianças pequenas bateu no fundo...mas não foi no fundo do coração de todos.  

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Temerário e de louco...

Em tudo quanto se empreende, há que atribuir dois terços à razão e o outro terço ao acaso. Se aumentardes a primeira fracção, sereis pusilânime. Aumentai a segunda, sereis temerário.
Napoleão disse estas palavras, pelo que se vê na Nazaré pusilânimes não são os seus lideres, mas não posso concordar com o Tirano, porque não são temerários são na realidade sérios casos de internamento, quem faz as coisas quase sempre ao acaso, esperando a sorte dos Deuses, apenas pode rezar para que o mês que hoje se inicia tenha 335 dias, e que o resto do ano se possam tirar férias em Setembro 

terça-feira, 31 de julho de 2012

A imprensa regional precisa de ajuda

Numa altura em que são públicas as difculdades, dos jornais regionais e das rádios locais, por um lado pela falta de publicidade das empresas privadas e tambem falta de publicidade institucional, por outro lado pelos gastos fixos inerentes à qualidade prestada pela maioria desses orgãos, o dilema está presente ou se inventa um novo meio de financiar estes meios tão importantes na vida regional e local, ou então estes ou desaparecem ou perdem qualidade, ou ainda pior serão num tempo mais ou menos próximo joguete nas mãos de um qualquer oportunista politico.`
É necessário repensar verdadeiramente, se vamos todos a caminho de Lisboa, ou se pretendemos que haja desenvolvimento homogéneo do nosso país, para isso é preciso o contrário do que está a ser feito, o Estado não gasta mais com a descentralização, mas isso será outro fórum de discussão. 

segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Nosso Mundialito

Com grande orgulho devemos estar Nazarenos, pela participação dos Atletas de Futebol de Praia, modalidade que já nos proporcionou algumas alegrias ao longo da última década. a mim particularmente, como amante da modalidade e dirigente da Associação de Cultura e Desporto o Sotão, ainda mais.
Numa convocatória que deu a vitória a Portugal, nada mais nada menos que 6 Nazarenos:
- João Carlos Delgado; Bruno Novo; Lúcio Carmo; Tiago Lopes; Duarte Vivo; Jordan Santos
Para eles todos os meus sinceros parabéns, pelo trabalho que todos eles já efectuaram ao longo dos últimos anos, mais uma  vez demonstraram do que é feito o atleta Nazareno.
No que ao desporto diz respeito há que ter respeito por nós.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Verdadeiros Soldados

Numa estação sempre marcada pelos fogos florestais, este ano a situação é muito grave um pouco por todo o território continental, e igualmente problemática na Região Autónoma da Madeira, como todos vimos nos telejornais, pessoas que ficaram sem tecto e sem bens, situações que agravam ainda mais a situação de crise nas regiões afectadas.
No entanto há uma classe de fibra em Portugal, e contra ventos e neste caso fogos, deu uma resposta positiva há falta de meios e condições, são eles os Bombeiros das várias Associações Humanitárias espalhadas pelo nosso país, devemos seguir o exemplo fantástico desses Soldados da Paz, que mais uma vez demonstram um caracter extraordinário, assim outras classes fizessem a sua parte, para punir os responsáveis, e não permitir que se possa fazer negócio com a desgraça alheia. 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Eu vi um SAP

Se viste um SAP, agora tens de esperar pela noite, e se te aleijares de dia vais ter de ir a Alcobaça ver o SAP deles.
Inacreditável numa vila que recebe, apesar de tudo, milhares de pessoas nesta época,
Cuidados primários num centro de saúde congestionado, e sem condições, passam as pessoas de rastreio em rastreio, os técnicos de sáude incomodam-se por não haver as condições necessárias, os utentes chateiam-se e demoram a melhorar, e os responsáveis olham para quadros onde os custos estão a baixar, e assim recebem prémios por uma gestão magnifica, como se de um matadouro se tratasse.
Hoje fui testemunha, de como está doente a nossa saúde.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bispo deve ser Bispo, Governante deve ser Governante

http://www.youtube.com/watch?v=uaNuRB44zgw

Não é propriamente a minha personagem preferida, mas aquele conselho do ministro é excelente, o senhor ou é capelão das forças armadas ou é comentador politíco.

Apetece-me responder pelo Sr Bispo e dizer:
- Os senhores ou bem que são do governo ou são corruptos

terça-feira, 17 de julho de 2012

Nazaré ou é ou não é

A minha terra é sem sombra de dúvidas uma das terras mais bonitas de Portugal, sem puxar a brasa à minha sardinha, como diz um amigo meu temos o melhor Pôr do Sol do Atlântico Norte. Mas é preciso saber que vantagens competitivas temos que podem ser utilizados, e um Pôr do Sol não basta, parece a história do lusco fusco são 5, 7 minutos.

A Nazaré é ou não é uma terra de Turismo, essa dúvida paira no ar, quando há perda de valências, e outras nunca chegam a ser concretizadas.

-Um Centro de Saúde provisório definitivo, carregado de problemas, que já nem os seus serve.
-Um Cartão de Visitas (Marginal) cheio de buracos e atentados urbanisticos.
-Uma Marina Atlântica que não passa de um projecto pomposo.
-Um Teleférico igualmente pomposo e que vale sempre alguns votos, mesmo que em 3D não exista. 
-Uma aposta na Onda não correspondente com a necessidade do Centro de Alto Rendimento do Surf (pomposo tambem) 
  
5 UM's e nada feito, tanta pompa para tão pouca circunstância, talvez daqui a 20 anos com a divida eventualmente paga, uma destas  ou de outras situações possa ser uma realidade, até lá a dúvida irá continuar a pairar, nem mesmo com a boa vontade de alguns, súbita ou continua, me parece que consiga ser disfarçada com o melhor Pôr do Sol do Atlântico Norte.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Campanha do Défice Zero

Nesta senda do Gaspar de inventar impostos, para aumentar as fugas, e assim não conseguir atingir as metas do défice público, uma ideia me surgiu no sentido de me lembrar o que ainda não paga impostos em Portugal, e as seguintes situações devem passar a ser taxadas:

- o Oxigénio, as grandes cidades deveriam pagar tudo pela falta de qualidade, mas como se não houver igualdade é inconstitucional deve ser pago com taxas progressivas, na factura da água;
- o Vento, como tem havido em grandes quantidades o que não é utilizado para produzir energia limpa, deve ser cobrado, na factura da energia;
- A Areia , as pessoas que vão às praias pagariam uma taxa pelos grãos de areia que levam para casa;
- As Ciclovias com Portagens, se é uma actividade que faz bem ao ambiente, deve ser instalada uma via verde;
- As Vias Pedonais, multas por excesso de velocidade, isso de queimar calorias no verão pode aumentar o risco de incêndio em algumas casas.

Vamos ser amigos do Gaspar e ajudemos o monocórdico senhor a tirar mais algumas notas. 

  

sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Presidente de Câmara Ideal

Num tempo em que os bolsos só tem ar, porque o ar ainda não se paga, interessa definir a um ano de eleições o Presidente de Câmara ideal, já que não há Euros (€) é preciso um que consiga desviar as atenções, ou não, e deve preencher estes requisitos:

- Ter um sobrinho na Suiça como O Isaltino
- Ter dupla nacionalidade como a Fátima
- Ter um filho vocalista dos Ban como o Valentim
- Conhecer metade das tias de Cascais como o Santana
- Ter a calma de um Ferreira Torres
- Ter a cor de cabelo de um Fernando Ruas
- Ter a habilidade artistica de um Fernando Costa  
- Vender peixe como um Narciso
- Fazer magia como o Luis de Matos

E agora a pergunta aparece, a que câmara pertence o Luis de Matos?
Tirando o facto do mosteiro de Alcobaça não ter desaparecido do lugar, nem as obras prometidas em 2009 terem aparecido um pouco por todo o lado, esta dúvida está a assombrar a maioria de nós. 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Powerville

Menino Miguel Fernando juntou-se à comunidade do Powerville
Nivel 1 - iniciou o Jogo no Powerville, chame os seus amigos e ganhará créditos
Nivel 2 - O Miguel é um Jota de respeito (secretário geral) por ter chamado 200 amigos ganhou 100 créditos
Nivel 3 - O Miguel agora é deputado, como secretário da direcção do grupo parlamentar do PSD entre 1987 e 2001 ganhou mais 100 créditos
Nivel 4 - Como membro da delegação portuguesa da NATO, e alcançou os 1000 amigos, 100 créditos 
Nivel 6 - Por ter sido Presidente da Assembleia do Rancho Folclórico passou do Nivel 4 para o Nivel 6, 160 créditos
Nivel 7 - Presidente da região de Turismo dos Templários, 100 créditos
Nivel 8 - Secretário de Estado da Administração Local, 100 créditos
Nivel 9 - Secretário-geral do partido e respectivo mestrado em Casiquismo, 100 créditos
Nivel 10 - Ministros dos Assuntos Parlamentares, 100 créditos

Menino Miguel o seu computador está infectado por vários Trojans, para subir de nivel deverá eliminar os seguintes mais maléficos:
- ex-chefes das policias secretas
- Jornalistas em geral, do público em particular
- Colegas de governo e presidentes de câmara pouco cooperantes

Boa sorte

quarta-feira, 11 de julho de 2012

O Estado de(s)graça

Nas palavras de Salgueiro Maia : "Meus senhores, como todos sabem, há diversas modalidades de Estado. Os estados sociais, os corporativos e o estado a que chegámos...", a revolução de Abril estava em Marcha, um Portugal democrático e solidário se esperava, mas a pausa na democracia está a devolver Portugal, fazendo uma espécie de Reset, e se máquina do tempo houvesse (pelo dinheiro que custaram os submarinos, bem que deviam ter essa faculdade) estariamos de volta aos tempos da outra senhora.
Hoje o debate do estado da Nação, vamos ter o governo a dizer que estamos melhor que há um ano atrás, somos o exemplo do aluno bem comportado, voltamos a ser credíveis, do outro lado a oposição dirá o contrário.
E os Portugueses o que dirão?
Maior taxa de desemprego de que há memória (nem o centenário realizador Manoel Oliveira se deve lembrar de algo assim)
Maior grau de desconfiança com a classe Politica
Menor qualidade em termos de cuidados de Saúde, Educação e Segurança.
Bem mas nem tudo é mau...ainda somos um estado, ainda somos Portugal    

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O Ministro Ideal

Como hoje é Sexta e o Euro acabou e por isso não largam os ministros de Portugal, vou criar o ministro ideal que será o que preenche os requisitos que se seguem:

- O curriculo de um Relvas (comprovado e nunca reprovado)
- O azar na escolha de emprego do Jorge Coelho
- A capacidade de dar a cara de um Dias Loureiro
- A omnipresença de um Portas (alguém sabe qual o País onde ele teve menos tempo no último ano?)
- A beleza de uma Manuela Ferreira Leite
- A falta de jeito para mulheres de um Carrilho
- A habilidade para apagar fogos de um Santos Silva
- A impermeabilidade de um Santos Pereira

Caso consigam encontrar agradeço que lhe digam como chegar às berlengas a nado

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Ter ou não Ter

Ter ou não ter um curso superior não é sinónimo de competência, no entanto só ter a frequência do mesmo pode significar a promoção até ao grau mais alto da sua incompetência.
Tenho um amigo que quando se fala em vidas boas, repete frequentemente a palavra "estudasses", neste momento da vida portuguesa não é bem esse verbo a utilizar talvez "trepasses", "escalasses", "engraxasses", ainda não sei qual se adequa mesmo, mas "estudasses" é que não é por certo.
Enquanto aqueles que andaram a fazer sacrificios, em conjunto com as suas familias, lutam por salários de miséria, e pensam em emigrar, os outros sem qualquer tipo de preparação, à custa da cunha e da sua alegada experiência vão tomando conta de Portugal.

terça-feira, 3 de julho de 2012

Enfermeiros Low Cost

Menos de €4 a hora, com que motivação trabalham os portugueses e portuguesas a valores destes?
Os portugueses se trabalhassem só por dinheiro, na realidade já teriam seguido o conselho do herbivoro, e todos os bons profissionais sairiam de Portugal.
São estas as oportunidades que o Coelho falou?
Não chega já de termos um ministro das Finanças da Saúde?

No entanto na reentré politica deste ano está aberta a caça ao Coelho, trabalhar a pontaria é agora essencial. 

segunda-feira, 2 de julho de 2012

(Des)Interesse Municipal

Barracas montadas e a politica vai de férias, é assim na Nazaré, daqui a 1 ano a campanha vai estar ao rubro, mas até aposto que ninguém vai ligar ao que se disser desde o montar ao desmontar das barracas na praia.
O desinteresse dos Nazarenos com a politica tem responsáveis, e esse deixa andar o barco, trouxe muitos dissabores para quase todos e muitas vitórias para poucos, traduzidas em maiorias preocupadas em alimentar o status quo. 
Durante o mandato autárquico são facadinhas nas costas, nos 60 dias finais como diz a música, "há beijos e abraços", e uma coisa é certa há festa seja quem for a ganhar.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

O Comentador de televisão ideal

Hoje é sexta feira, dia da brincadeira habitual, e como os programas de opinião inundam as nossa televisões, onde os factos são menos importantes que as opiniões, o opinion maker ideal.

- a capacidade de mergulhar em todos os assuntos do Professor Marcelo
- a habilidade de dizer mal de tudo e até dele próprio do Miguel Sousa Tavares
- o Penteado do Rui Santos
- as barbas do Pacheco Pereira
- a altura do António Vitorino
- o jeito para as línguas estrangeiras do Nuno Rogeiro
- a independência dos comentadores delegados dos clubes de futebol
- a clareza de discurso do Freitas Lobo

seria seguido por todos com certeza

sexta-feira, 22 de junho de 2012

O Mister ideal...

Depois de Portugal justamente se apurar para as meias finais do Euro 2012, surgiu-me esta ideia, nas próximas sextas-feiras por sinalizarem o fim de semana, um pouco de boa disposição é sempre bom, hoje em jeito Frankenstein construo o treinador de futebol ideal.

O penteado do Jorge Jesus
Os suspensórios do Sá Pinto
O bom humor do Vitor Pereira
Os lábios finos do Paulo Bento
O discurso do Mourinho
O Bigode do Artur Jorge
A sede do Toni
A mania da perseguição do Queirós
A voz do Manuel José
A forma de festejar do Alex Ferguson
A sorte com as mulheres do Quique Flores
A idade do Trapattoni

se o encontrarem é ele o melhor

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Imposto Solidário ou quem tem filhos tem o Cadilhe

Depois de ter sido Ministro das Finanças de Cavaco Silva, onde ajudou o actual Presidente a criar o Monstro, o tal défice excessivo, baseando o crescimento em obras públicas sem interesse e utilização, apenas para sustentar os amigos e as clientelas.
Eis que Miguel Cadilhe aparece em cena a dar a ideia de um novo imposto solidário, como se não bastasse termos os impostos que temos, vamos acabar com o resto, e nem a Ferreira Leite última a criar com o seu chefe de fila da altura Paulo Macedo (Ministro da (sem) Saúde), o chamado PEC está a favor desta ideia.
Se o Senhor Cadilhe se tem lembrado de fazer os seus companheiros de partido, responsáveis da maior fraude financeira de sempre em Portugal, obrigando os off-shorers (este nome parece-me bem) a pagar a factura da sua vigarice, esse imposto não era preciso para nada. 

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Brainstorming Local

A pouco mais de um ano, das Eleições Autárquicas de 2013, é preciso parar para pensar, o que pretende para este concelho, o meu conselho é que as pessoas que possam ter as mesmas afinidades e ambições politicas, dentro ou fora dos partidos políticos, se juntem um fim de semana destes, e não pode tardar, e pensem, dêem ideias por mais estapafúrdias que possam parecer do que deve ser a Nazaré, se chegue a algumas conclusões do que deve ser a governação do município. 
Com um pequeno monstro que vai acompanhar as futuras gerações de autarcas, a divida que ultrapassa 1 mandato de receitas correntes, são necessárias soluções, e ao invés de se preocuparem em pensar em que cadeira de sonho (e não é o banco de uma equipa de futebol) se vão sentar, é necessário saber o pesadelo onde se vão colocar.
A solução milagrosa não existe, motivação e trabalho podem ser a alternativa mais forte, mas só isso pode ser infelizmente pouco.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Analogias do Futebol

A Grécia sofreu o 1º revés neste Europeu, sofre um golo, uma lesão, uma expulsão, 1º Resgate, e lá está o Engenheiro Fernando Santos a salvar com as alterações ao Intervalo. 
A Grécia sofre o 2º revés, sofre 2 golos, uma lesão, 2º Resgate, e desta vez foi um Polaco de alcunha Cuba (extrema esquerda está em crescimento) que veio da direita para o meio para possibilitar uma última hipótese. 
A Grécia necessita de ganhar à Rússia para se qualificar.
Portugal sofreu o 1º revés, sofre um golo de um descendente de espanhóis, tal como o Criador da nossa Pátria aliás, e uma vez mais são os alemães a quererem nos mandar de lá para fora. 
E hoje temos aqueles que sempre olharam para nós de revés...Força Portugal

terça-feira, 12 de junho de 2012

Santos Pouco Populares

Noite de Santo António em Lisboa, apesar de só ter essa experiência de passar essa noite de Santos Populares em Lisboa por duas vezes, última das quais após o Portugal-Grécia de 2004 (visto na Televisão a comer uns caracóis), jogo Inaugural do Euro, em que Lisboa deve ter registado nessa noite, a noite do Santo António mais multi cultural de sempre, e em que os Portugueses eram os menos animados, naturalmente mais animados com o correr da noite, devo dizer que se trata de uma das festas mais bonitas em território nacional, que aconselho a todos pelo menos uma vez.
No entanto é preciso o bolso cheio, e ao preço a que sai a sardinha por estes dias, o melhor é mesmo comer outra coisa, pelo menos que os pescadores ganhem algum para compensar outros dias de exploração do seu trabalho, duro e na maioria das situações pouco compensador dos riscos dessa nobre profissão.
Agora imaginem que esse feriado era retirado em Lisboa, o que podia mexer com a economia local, percebam também que foi o que fizeram ao eliminar alguns dos feriados, prejudicaram as economias locais, e manter as pessoas em sua casa deprimidas não recupera um país, se assim fosse o Brasil não estaria a crescer, haverá alguma nação mais em festa?      

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Suave...mente

Suavemente é uma música de Elvis Crespo, que nos faz dançar, agora a música que a Troika toca não nos alegra uma vez mais.
Ridícula a situação de falar num plano de ajuda externa à nossa vizinha Espanha, não se trata de ajudar um país que é uma das maiores economias da União e claro da zona Euro, que se encontra com valores percentuais ao nível do desemprego superiores a 20%, trata-se sim de recapitalizar a banca espanhola, quem é o principal responsável da crise e os erros que se seguiram é ajudado, vai acontecer o mesmo que em Portugal, quem vai pagar a factura são os que menos contribuíram para ela.
Mas não seria preocupante para nós se não fosse Espanha o nosso maior cliente e fornecedor, se poderá definitivamente afectar a moeda única, vai levar ao infelizmente inevitável 2º resgate a Portugal, e a respectiva saída do Euro. Com todas as consequências que isto pode ter para as pessoas, no entanto temos de ser optimistas isto não pode durar para sempre.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Nem Bom Vento Nem Bom Divórcio

Já diziam os antigos que de Espanha nem bom vento (alusão ao vento continental) nem bom casamento (alusão aos casamentos falhados entre as duas coroas), como os fenómenos atmosféricos são cada vez menos certos, não é propriamente o vento espanhol o pior deles, e tendo em atenção que já não somos monarquia há mais de 1 século, e os filhos do Dom Duarte mais depressa são nórdicos do que espanhóis, o que menos nos preocupa então, por agora são as relações matrimoniais e atmosféricas com os nossos vizinhos.
Mais um Resgate, e se isso é moda na América do Sul, onde os raptos são mais que muitos, na Velha Europa está a tornar-se inevitável, a Banca Espanhola bateu no fundo, a bolha imobiliária teria que rebentar.
Qual é o País com 20% de desemprego que consegue sobreviver?  Qual é o país que há poucos anos evidenciava superavit nas contas públicas?
Qual é o País que é uma das maiores economias da Zona Euro, que pode colocar em causa a existência da própria moeda?
Nenhum país vai conseguir resistir sozinho a estes ataques sucessivos, ataques de especuladores que desejam sangue nas ruas, porque o suor já não lhes chega, mas será que os Ingleses e Alemães já perceberam que serão os próximos. Não se pode ter uma orquestra a tocar para um lado e os tenores a cantar para outro.  

quarta-feira, 6 de junho de 2012

1 ano de troikas e baldroikas

1 ano de Governo em Números
-1 ano de mandato do XIX governo constitucional
-2 partidos PSD / CDS
-3 instituições Internacionais de olho Comissão Europeia / BCE / FMI
-4 feriados a retirar em 2013
-5 os portugueses que não fazendo parte do governo estão satisfeitos com a governação
-6 dias que o Paulo Portas esteve em Portugal, desde que tomou posse
-7 o responsável da crise, caso Portugal não seja Campeão da Europa em Futebol
-8 jornalistas que não foram pressionados pelo Ministro Relvas (incluindo os do Povo Livre)
-9 semanas e meia, é o que se espera que demore até ao fim de um mandato que nos f a sério
-10 segundos que demora o Gaspar a pensar num novo imposto, e os dias que leva a justificar o mesmo
-11 os ministros que já se deviam ter demitido

com estes números é impossível não sermos um dos 5 a pensar que nunca mais acabam as 9 semanas e meia

terça-feira, 5 de junho de 2012

Festa do Futebol

No dia em que a selecção nacional de Futebol acabou o seu périplo por terras de Portugal, e chegou à Polónia, o Coelhinho (como disse um dos elementos dos James, no Rock In Rio) teve o discurso que os comentadores referem como o mais optimista desde que "subiu" ao poder, afinal estamos a ser um excelente aluno, e a professora Merkel um dia vai trocar de assistente, o Cherne pelo Coelho, assim poderíamos uma vez na vida agradecer sinceramente à Fraulein, eu faria a seguinte aposta com ela, se ganharmos à Alemanha ela leva o Ronaldo, se perdermos leva o Coelhinho.
E claro não se enganassem os jogadores no dia 9 de Junho, colocaríamos na sua falta de treinos e vontade de correr a esperança no nosso futuro, e em caso de "vitória" teriam de aturar as irmãs do nosso craque, se a Irina não as consegue aturar imaginem a chanceler.   

sexta-feira, 1 de junho de 2012

(Al)D(e)ia Mundial da Criança

É quase impossível não notar, e não é só da tão falada crise, a Nazaré está mais triste, e isso não se deve a um factor mas a muitos. Lembram-se de ver  a nossa terra cheia de crianças a brincar, por certo os anos 80, e boa parte dos anos 90, veríamos as ruas cheias de crianças, fosse a hora que fosse.
Agora vemos uma terra triste, em que o comércio tradicional reza por melhores dias, e já nem o Verão anima.
É necessário portanto que a próxima geração, habituada a ter tudo, desde consolas a telemóveis, sem nada fazer por isso, tenha uma atitude diferente, o individualismo não resultou, o espírito de comunidade com a dispersão da população, distanciou famílias inteiras.
O dilema é este somos uma vila com vida de aldeia ou somos uma vila com ideia de ser cidade.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Compromisso com o Centralismo

A Lei 8 de 2012, datada de 21 de Fevereiro deste ano, a chamada lei dos compromissos, Aprova as regras aplicáveis à assunção de compromissos e aos pagamentos em atraso das entidades públicas.
Quem é mais Papista que o Papa, ou Troikista que a Troika, tinha de se lembrar de uma destas, as autarquias locais, umas mais outras menos obviamente são responsáveis pela maioria do investimento público, e bastante importantes naquilo que se pretende de uma democracia representativa, imagine-se então que a troika que negociou com os governos, fazia o mesmo que o nosso governo perante as autarquias locais, e sem passar Cavaco a Cavaco nenhum, exigia défice zero para 2013, o que seria de Portugal, e onde mais se iria cortar, ou que mais impostos se iriam inventar.
O centralismo é o sistema vigente, e provavelmente irá pagar o justo pelo pecador, nem às autarquias equilibradas irá ser permitido o mínimo desvio, mesmo que esse desvio signifique um investimento estratégico, ou uma necessidade súbita. E agora será que os eleitos estão supostos a assumir do seu bolso essas decisões? 

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Água e a Politica do Medo

A corda está a ser esticada há muito tempo, e normalmente rebenta no lado mais fraco.
Frases feitas ou não, parecem talhadas para o actual estado da vida politica portuguesa, os impostos sobem, taxas multiplicam-se, os serviços de saúde disponibilizados são cada vez menos e mais caros, aumenta o preço da energia, e somos ameaçados com o aumento dos preços da água, tudo para justificar a privatização desse bem essencial.
Na Nazaré pela falta de jeito e justificação, duvido muito que o processo de concessão seja uma realidade, no entanto o maior receio, que está nas noticias dos jornais, o aumento da água até 760%, as autarquias por pura incompetência de gestão, vão perder esta valência, mero aproveitamento pelas dividas acumuladas às empresas como as águas do oeste, e agora o que fazer, o presidente da câmara das Caldas da Rainha, disse tudo, ou quase tudo.


http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/agua-tvi24/1351641-4071.html

terça-feira, 29 de maio de 2012

O Império Contra Ataca

Não se trata um comentário à Guerra das Estrelas, e nem um desejo de ser congelado como o Han Solo nos próximos 20 anos, é esse o tempo que os municípios em dificuldade, ou seja, os municípios falidos, terão para liquidar a suposta ajuda financeira do nosso bondoso governo.
Com essa demonstração de boa vontade, do omnipresente ministro Relvas, os municípios comprometem-se a fazer umas coisas que não têm importância nenhuma, respeitar um mini memorando de exigências, nada de especial.
Aumentar os serviços, de água, saneamento e RSU, aumentar o IMI, e vender património, nada de especial, vamos então depois da onda de aumentos dos impostos sobre o trabalho, aumento nos impostos sobre as propriedades, e serviços municipais. Possibilitando ainda o engrandecimento da bolha imobiliária especulativa, pois o património dos municípios a vender não será para criar espaços verdes.
Pensem bem agora se não quereriam ser congelados como o Han Solo ou ver triturados os individuos responsáveis por tudo isto.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

(Di)Visão do Associativismo

O tema daria pano para mangas, mas como de alfaiate não tenho a arte e engenho, vamos como diz um serial killer da nossa língua, ao "cherne" da questão, as associações da Nazaré que futuro, passado um período de conveniência para uns, e de conivência de outros, é necessário uma nova era de paciência e irreverência.
Paciência pois, só com muita se consegue abraçar um projecto associativo, a última geração empreendedora nesse sentido foi a minha, e mesmo nela vejo um certo cansaço e desprendimento, posso falar por mim e por muitos amigos meus, a vida das associações prende e dá uma responsabilidade extra que nem sempre é fácil de encarar.
Irreverência é a palavra de ordem, as associações precisam de sangue novo, pessoas com visão, porque o tempo das divisões acabou, não existem recursos financeiros que obriguem a haver mais do que uma lista, e digo isto em relação a todas, por isso é preciso reinventar o associativismo na Nazaré, e na maioria dos casos umas horas por semana fazem a diferença para a geração que agora nasce.   

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Rato Mickey faz anos

Há 83 anos nasceu o Rato Mickey, primeiro desenho animado falado.
Afinal 1929 ano da Grande Depressão nos EUA, que se espalhou pelo mundo, culminando na II Guerra Mundial, não foi de todo mau, dizer isto assim é estranho. Mas a imaginação é crescente em periodos difíceis, e algumas das melhores criações da história foram feitas em tempos conturbados.
Quando tudo parece fácil, e fazemos tudo com uma perna às costas, andamos ao pé coxinho e dificilmente ultrapassamos o mais pequeno dos obstáculos. Como no desporto é preciso encarar todos os dias como uma final. Podem os Portugueses perder uma, mas no outro dia há outra para jogar e ganhar. 

terça-feira, 22 de maio de 2012

Feira da Biodiversidade

Hoje a capital de distrito festeja o seu feriado municipal, com a Feira de Maio, em 5 anos que passei em Leiria esta era a semana mais chuvosa do ano.
Hoje fiquei a saber que se festeja também o dia Internacional da Biodiversidade, com a falta de chuva que nem as últimas semanas disfarçam, não haverá bons motivos para festejar, quando a minha terra precisa de ar puro continuam a pensar em fazer mais meia dúzia de caixotes.
O fenómeno da extinção das espécies é preocupante, outras espécies que giram à volta na sociedade portuguesa, e tal como os eucaliptos secam tudo à sua volta, tal como os abutres aguardam pelos cadáveres, por certo essas poderão no futuro ser extintas, que ninguém dará pela sua falta, se me faço entender.